A World Science Fiction Society (WSFS), responsável pelo Hugo Awards, premia todo ano os melhores livros de fantasia ou ficção científica do ano anterior. A premiação é dividida em 12 categorias, dentre elas, a de Melhor Série, em que a vencedora deste ano foi Becky Chambers com sua trilogia publicada pela DarkSide Books, selo DarkLove.
Além de muito fã da cultura geek em geral, Chambers é filha de cientistas espaciais – mãe astrobióloga e pai engenheiro espacial – fato que a influenciou a escrever histórias do gênero. Graças a isso, ela também conquistou o Prix Julia Verlanger de 2017 com A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada, e indicações ao Arthur C. Clarke Award e ao Bailey’s Women’s Prize for Fiction com A longa viagem a um pequeno planeta hostil. Este ano Becky também foi indicada ao Locus Award 2019 por Record of a Spaeborn Few, o terceiro livro da série que vai ser publicado no Brasil em breve pela Darkside.
Seus livros, sempre carregados de diversidade, misturam o melhor dos elementos de sci-fi com assuntos sociais, utilizando de temas muito importante como família, amizade, aparência e força feminina. Esses são de extrema reflexão e Becky os aborda de maneira a dar uma aula de naturalidade e fluidez, além de astrofísica.
“Dois campos nos quais eu sou muito interessada são biologia e antropologia. Eu amo aprender sobre outros animais (quanto mais diferentes dos humanos, melhor), e sobre culturas e subculturas diferentes das quais eu sou um produto. Nosso planeta tem uma quantidade incrível riqueza de diversidade, tanto em outras espécies como na nossa. Dizer que um futuro galáctico teria apenas uma cultura dominante, só um tipo de família, aliens que se parecem e se comportam exatamente como nós – isso não é só desonesto, é chato. Eu não estou interessada num futuro que representa apenas uma pequeno braço da humanidade, e não estou interessada em alienígenas que são só humanos com tinta verde. A vida como nós a conhecemos é muito mais divertida do que isso.”
Becky Chambers para resvista Nebulla.Co
O prêmio Hugo Awards foi criado em homenagem ao Hugo Gernsback, criador da revista famosa Amazing Store que, além de livros, são premiados revistas, editores e publicações.