Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), um dos grandes escritores da literatura brasileira, lançou ao longo de sua trajetória, inúmeros livros e contos, que conquistaram diversos fãs pelo Brasil, sem contar a realização de adaptações cinematográficas, como por exemplo Memórias Póstumas de Brás Cubas (2001), dirigido por André Klotzel e estrelado pelo ator Reginaldo Faria.
Mas e adaptar um livro e/ou conto, para uma história em quadrinhos? Será que tal ideia daria certo? Bom, é notório, que tal premissa nas mãos certas, renderia uma boa leitura ao público, sendo este o caso da obra ‘A Vida Eterna’, escrita por Assis e publicada através do pseudônimo “Camilo da Anunciação” em 1870, no Jornal das Famílias; o qual no Brasil, foi transposta recentemente pelo artista Marcel Bartholo através de uma HQ lançada pela Ultimato do Bacon Editora.
Atenção: os parágrafos a seguir podem conter spoilers.
Destaca-se que, logo nas primeiras páginas da HQ, o leitor, principalmente aqueles que leram a narrativa original, se depara com referências sutis, mas cruciais para o desenvolvimento da trama, tal como a chegada do misterioso Tobias, junto a sua “inapropriada” proposta feita ao personagem principal Camilo da Anunciação.
Entretanto, mais que alusões, o artista consegue prender a atenção de todos, familiarizados ou não com a história, os quais se perguntam, se tudo que está ocorrendo será real ou não passará de uma ilusão. É evidente que alguns saberão a resposta para tal questionamento, enquanto outros, se encontrarão havidos para encontrá-las.
Portanto, mais que exibir fundamentos do terror e do fantástico em suas caricatas ilustrações, Bartholo consegue “honrar” o icônico conto da literatura brasileira de Machado de Assis, mostrando que para realizar uma boa adaptação dos livros para os quadrinhos, basta ter cuidado na composição de cada detalhe, para que assim, a leitura se torne prazerosa, mas acima de tudo, memorável para quem está lendo.