Connect with us

Livros

[Resenha] “Pequenos incêndios por toda parte”, de Celeste Ng

Francine Colonia

Published

on

Pequenos Incêndios Em Toda Parte Livro


Shaker Heights era para ser uma cidade padrão, onde tudo era planejado: as cores da casa, a localização das escolas… Era para ser uma cidade perfeita, mas tudo isso muda quando Elena Richardson decide admitir duas novas inquilinas em um de seus apartamentos na Rua Wislowm: Mia e Pearl Warren.

Mia é uma artista solteira que criou a sua filha Pearl sozinha. Sempre se mudando de uma cidade para outra em busca de inspiração para suas artes, ela decide fincar suas raízes em Shaker e logo consegue um trabalho de meio período na casa dos Richardson, além de um emprego como garçonete em um dos restaurantes da cidade.

O que Elena não imaginava era que suas duas novas inquilinas iriam mudar não somente sua vida, como a de todos os seus quatros filhos: Trip, Izzy, Moddy e Lexie.

Pearl se torna amiga dos filhos dos Richardson e logo ela sempre esta frequentando a casa e ficando cada vez mais próxima de Trip, Moddy e Lexie.

O livro começa com a casa dos Richardson pegando fogo e, a partir da tragédia, a autora nos leva a acontecimentos de meses anteriores, quando Mia e Pearl se mudam para Shaker Heights. Com o passar dos capítulos, vemos o crescimento e as realizações pessoais de cada personagem como o crescimento da amizade de Moddy com Pearl, o tratamento diferenciado que os irmãos e os pais tem com Izzy. Além da misteriosa vida que Pearl e sua mãe Mia levavam antes de chegar em Shaker.

Como de costume, a autora apresenta personagens fortes com grandes segredos e consegue não somente trabalhar no núcleo dos adultos e sim no núcleo dos adolescentes fazendo que fique algo bem dinâmico.O que nos faz imaginar diferentes rumos para a trama, além de trazer questionamentos acerca da identidade de quem queimou a casa dos Richardson etc. Além de criar outras situações com personagens secundários que acabam se entrelaçando com os protagonistas, fazendo com que o enredo te prenda do início ao fim. O desfecho não é exatamente surpreendente, mas não prejudica a avaliação final da obra, já que seu desenvolvimento é muito bem costurado.

Quem lê Celeste Ng pela primeira vez pode encontrar certa dificuldade para digerir seu texto denso, pois em geral seus livros são bastante descritivos. Por isso, é possível que o leitor leve um certo tempo para se acostumar ao ritmo da narrativa. Celeste tem o dom de nos levar ao presente e ao passado de uma forma tão sucinta, que você só percebe que está em determinado tempo quando já está no meio de um fato ocorrido, o que é um grande diferencial de sua escrita.

“Pequenos incêndios por toda parte” te fará refletir sobre assuntos pesados do cotidiano, como aborto, abandono de uma criança, a dificuldade de uma mulher engravidar e sexo na adolescência. Além dos dramas familiares, que são o ponto forte da autora, há também acontecimentos reais presentes na trama, como por exemplo: o escândalo de Lewinsky, caso que surgiu na década de 90, onde o presidente da época, Bill Clinton, teria assediado uma estagiária da Casa Branca.Pequenos incêndios por toda parte de Celeste Ng vem com uma história que vai fazer você refletir em assuntos do cotidiano: como aborto, abandono de uma criança, a dificuldade de se engravidar e sexo na adolescência. E além dos dramas familiares que é o forte da escrita da autora, ela sempre consegue levar a história para os acontecimentos da época do livro: como o caso do escândalo Lewinsky, o caso que surgiu na década de 90, onde o presidente daquela época Bill Clinton teria assediado uma estagiária da Casa Branca.

Como era de se esperar de um livro de Celeste Ng, o enredo deste título não é nada menos que sensacional, onde a autora aborda as relações familiares de uma maneira bastante profunda, com críticas incríveis, inseridas no contexto real da época em que a trama se passa. Em resumo, uma ótima experiência literária que deve ser conferida!

Pequenos incêndios por toda parte

0.00
9.8

História

10.0/10

Escrita

10.0/10

Conclusão

9.5/10
Comments