986749 zatch bell wallpaper 3840x2160 phone scaled

Resenha: “Zatch Bell”. Um anime que marcou sua época.

Elton Grees
Elton Grees
Colaborador de animes/mangás. Atualmente estou escrevendo uma Light Novel.

Lançado em Abril de 2003, Zatch Bell foi um anime marcou uma geração na chamada “Era de ouro” da televisão brasileira.

- Anúncios -

Antes de mais nada, gostaria primeiramente de falar que Zatch Bell! também é conhecido por Konjiki no Gash!! ou ainda Gash Dourado (Em Portugal). Contudo, para essa resenha, usei a versão mais conhecida pelo o público brasileiro.

36036517 1735054349920443 889771637224767488 n
Primeiro volume do mangá de Zatch Bell! Lançado em janeiro de 2001.

Desde já, nos anos 2000 a televisão brasileira vivia seu auge dos animes, isto é, os canais abertos tinham uma grande variedade de animes em sua grade: Dragon Ball Z, Saint Seiya, Digimon, Pokemon são apenas alguns exemplos. Por outro lado, um anime tinha uma pegada diferente dos demais. O anime é uma adaptação do mangá, apesar de ter 150 episódios bem animados, a história não tem o final, que só veio a ser finalizada no mangá.

- Anúncios -

ENTENDO A HISTÓRIA

A cada mil anos, um torneio é iniciado no chamado mundo dos Mamodos. O vencedor, por sua vez, será aquele que sobreviver ao mundo dos humanos, será proclamado rei do mundo Mamodo. Primeiramente, o protagonista Gash/Zatch (dependendo da versão, no Brasil Zatch), chegou a Terra com todas as suas memorias apagadas, sem saber quem é ou ainda sobre seu passado. Entretanto, isso não impede dele se tornar amigo de Kiyamo Takamine, um estudante do ensino médio.

Zatch.Bell .600.616985
Zatch/Gash e Kiyamo Takamine, os protagonistas da obra.

ENTENDO OS PODERES DA OBRA

Todos os mamodos levam consigo um livro com letras indecifráveis, posteriormente, descobrimos que conforme um Mamado luta, o seu guardião consignará ler seu livro. Em suma, apenas o guardião de cada Mamodo consegue ler o livro dele. A principio, apenas algumas habilidades estão disponíveis, isso se deve ao fato de cada livro, só se torna legível, quando um guardião e Mamodo ganham experiência juntos.

E352F057F
O livro de Zatch/Gash. Somente seu guardião pode ler seu livro

UMA BREVE ANALISE

Zatch Bell é uma obra mais voltada ao público infantil, porém, está longe de ser um anime ruim, muito pelo o contrário, apesar de não ter o tradicional sangue de animes da mesma época, o anime consegue ser bom.

- Anúncios -

Os personagens por sua vez tem um desenvolvimento que pode ser considerado razoável, e os vilões tem uma boa justificativa para o que fazem, ainda mais no final, quando descobrimos porque Zatch/Gash perdeu a memória. A trilha sonora do anime é boa, principalmente sua segunda abertura:

Contudo, nem tudo é perfeito. A animação do anime deixa a desejar em alguns momentos, principalmente com alguns episódios com animação bem a baixo do normal. O anime não tem o mesmo final do mangá, que deixa bem a desejar, além disso, algumas pessoas podem considerar bobo alguns momentos, embora eu particularmente, goste disso.

CONCLUSÃO

Zatch Bell até hoje consegue ser um bom anime, não chega a ser espetacular, mas não é ruim, é uma pena que após quase 20 anos, poucos ainda falem sobre, e pior que nenhuma empresa de mangás nacionais tenha trazido ao Brasil. Outro fato triste é quem transmitia o anime no Brasil era a extinta Jetix, hoje Disney XD, porém, até hoje, não temos nada do anime na sua grade de programação.

Em 150 episódios é possível se divertir bastante, e se apagar a alguns personagens, as lutas por sua vez são boas, embora se tornem repetitivas em alguns momentos, eu diria que Zatch Bell é um anime nota 7.0

VEJA TAMBÉM: SARANZAMAI: O ANIME QUE QUASE NINGUÉM ASSISTIU