Review | Blizzard Arcade Collection

Coleção trás 3 grandes jogos da empresa.

Sem qualquer aviso prévio para os fãs, a Blizzard lançou durante a BlizzCon seu mais novo compilado de jogos clássicos: o Blizzard Arcade Collection.

Consistindo nos jogos The Lost Vikings, Blackthorne e Rock N’ Roll Racing, a coleção promete te levar de volta à infância por meio do sentimento poderoso da nostalgia. Em comemoração aos 30 anos da empresa, o presente foi dado ao fãs por meio de jogos com visuais melhores trabalhados e controles repaginados.

Lançado para Switch, PlayStation 4, Xbox One e Windows, o compilado não é apenas um porte para a geração atual. A jogabilidade ficou mais fluída, os gráficos mais bonitos, mas a falta de alguns desafios deixa a jogatina ligeiramente monótona. Talvez com recursos online ou troféus a serem conquistados, os clássicos retornassem com mais acertividade.

Vale lembrar que eu jamais havia tido contato com nenhum desses jogos na infância, então a experiência por mim relatada aqui é puramente atual (com a ressalva em Blackthorne, que pude jogar um pouco alguns anos atrás no SNES). Me baseio apenas na coletânea lançada, sem nenhum apelo à nostalgia que alguns de vocês possam sentir.

Blackthorne possui 3 versões diferentes: Definitive Edition, SNES (1994) e 32 bits (1995). Com diferenças apenas em detalhes no geral, o jogo continua o mesmo ao qual me lembrava. O jogo de tiro com visão lateral não é para todos, a cadência é por vezes lenta demais. Mas ao passo que se pega o jeito dos controles, você encarna no personagem brucutu dos anos 90 que adorávamos ver no cinema.

The Lost Vikings (Definitive Edition, SNES e GEN) é uma pérola das quais não vemos hoje em dia. Focado em resolução de puzzles, ele utiliza muito bem os 3 personagens controláveis pelo jogador. Utilizando da combinação de características únicas, cada nível consiste em desafios cada vez mais surpreendentes.

Rock N’ Roll Racing (Definitive Edition, 4P versus, SNES e GEN) é um clássico noventista que até pessoas que não tiveram contato assim como eu, vão saber o grande jogo que têm em mãos. Inovador para época, trazendo visão isométrica para jogos de corrida, ele tem espaço no coração de toda criança que agora está na casa dos 40. A mecânica de combate madura, a carnificia desenfreada e os clássicos do rock antigo, fizeram com que ele já tenha também um espaço guardado no meu coração também.

Mas a pergunta que fica é: vale a pena a compra ou isso é apenas mais um compilado de jogos antigos que visa apenas o dinheiro?

Partindo do princípio de que nada ali foi selecionado por acaso, o investimento vale cada centavo. Blackthorne e The Lost Vikings não foram recordistas de vendas na época de lançamento, mas estão ali pelo mesmo motivo que Rock N’ Roll Racing: os 3 jogos possuíam o aprimoramento tecnológico que ninguém imaginava na época. Desde carros de corrida com armamento pesado à mais de um personagem jogável por vez, os 3 foram colocados juntos por fazerem parte da história de uma das maiores desenvolvedoras de jogos de todos os tempos, e celebrar a inovação de todos o seus criadores. Blizzard Arcade Collection é um agradecimento à todos, tanto você jogador, quanto à todos os desenvolvedores que contruibuíiam para que o ramo de jogos de tornasse no que é hoje.

Blizzard Arcade Collection já está disponível para PC Windows, Xbox One, PlayStation 4 e Switch.

Total
1
Shares
Related Posts
Total
1
Share