91vs3EWHzjL

Serial Experiments Lain | Existencialismo e reflexão

Por que este anime não é algo que deveria deixar passar batido? Entenda aqui.

Aqui, explico o porquê você deve assistir.

Você já adentrou uma espécie de bolha existencial após assistir a alguma série, filme ou anime? Se sim, deve saber que neste momento, tornamo-nos mais analíticos e estimulamos a nossa mente a pensar e questionar de maneira complexa a proposta daquele título. Caso você nunca teve essa crise existencial, ou se teve, quer adentrar novamente, eu o aconselho a assistir Serial Experiments Lain, e eu te garanto que, por algumas horas, o seu cérebro vai trabalhar bastante para entendê-la.

Partindo de uma experiência pessoal, até assisti-lo, eu não estava habituada a assistir animes do gênero existencialista – quando o anime propõe críticas ou especulações filosóficas sobre a sociedade ou a subjetividade do indivíduo.

A protagonista do anime se chama Lain, uma adolescente japonesa que mora nos subúrbios com uma mãe e irmã alheia e um pai viciado em tecnologia computacional. É uma adolescente apática, não muito entrosada em seu eixo familiar ou ciclo de amigos, indiferente à tecnologia e sem curiosidade pelas tendências. Porém, seu hábito muda a partir do momento em que ela e seus colegas de turma começam a receber mensagens como “Não precisar de um corpo” ou “Que ela encontrou Deus na Wired de uma colega chama Yamada Chisa, que havia se suicidado dias antes.

Esse evento ilógico causou alvoroço e Lain levou-o com seriedade, fato que a influenciou a investigar a fundo a causa raiz do que ocorrera. Sendo o estopim para que a curiosidade de Lain sobre a tecnologia aumentasse, ela pediu ao seu pai um computador e iniciou suas buscar na Wired (basicamente, a internet). Seu pai a alerta sobre os perigos de se entrar na Wired, mas Lain diz que tomará cuidado para não perder a sua essência.

Porém, a partir daí, os eventos começam a tomar um rumo diferente do que ela esperava e, sua realidade a da Wired começaram a se fundir de maneira complexa, desencadeando metamorfoses e crises de identidade.

Isso soa familiar para você?

81Otv1monPL

Serial Experiements Lain é repleto de metalinguagem e a narrativa deixa muitas pontas soltas para diversas interpretações. Mas uma mensagem é explícita: como as tecnologias em excesso podem interferir em nossas vidas.

Segundo o pesquisador chamado Joseph Firth, “A maioria das informações factuais do mundo estão, literalmente, na ponta dos nossos dedos, sendo assim, o potencial para começar a mudar o modo em que armazenamos e avaliamos os fatos e o conhecimento do nosso cérebro”.

Esse mesmo pesquisador enfatiza que a internet tem alterado drasticamente as oportunidades de interações sociais. De forma abstrata, o anime traz uma reflexão da inserção da sociedade dentro do mundo tecnológico, e como o consumo excessivo pode interferir em vários âmbitos da nossa vivência como indivíduo.

Sendo assim, o anime nos fornece momentos de reflexão acerca da nossa imersão na internet e o modo como a consumimos. Mesmo o anime sendo de 1998, o tema pode ser aproveitado para estabelecer uma ponte com a nossa sociedade atual. O anime fora exibido entre 6 de julho e 28 de setembro de 1998 pelo estúdio Triangle Staff.

Serial Experiments Lain está disponível e tem 13 episódios.

Total
1
Shares
Related Posts
Total
1
Share