Na terceira semana do nosso Setembro Insano, iremos nos aprofundar ainda mais no inimigo N°1 do Cavaleiro das Trevas, trazendo seus feitos mais insanos e brutais nos quadrinhos até o dia de hoje.
Todos sabemos que, dentre todos os heróis e vilões da DC Comics, o Palhaço do Crime se destaca quando o assunto é violência, sempre levando o morcegão ao extremo com seus jogos mentas e façanhas dignas do termo “psicopata”. E é sobre essas façanhas que falaremos hoje, listando 8 momentos em que o vilão passou dos limites.
#1 SARAH ESSEN
No final da saga Terra de Ninguém, publicada em 1999, o Coringa aproveita que a cidade está mergulhada no caos (resultante de um terremoto repentino) e decide sequestrar todos os bebês de Gotham em pleno Natal para “eliminar o futuro da cidade”. Após uma busca por toda Gotham, a policial Sarah Essen, que na época era esposa do comissário Gordon, descobre que Coringa estava mantendo as crianças sequestradas no porão do próprio distrito de polícia.
Ao confrontar o vilão, Essen solta a sua arma para salvar os bebês, e é assassinada com um tiro na cabeça. Coringa então sai da sala e se entrega à polícia do lado de fora, deixando Essen morta em meio às crianças.
#2 A MORTE DA FAMÍLIA
Estreando nos Novos 52, e, em um de seus atos mais doentios, o Coringa, com a ajuda do Mestre dos Bonecos, arranca seu próprio rosto e foge de Arkham, deixando a face para trás. Após um ano do ocorrido, o palhaço volta para a cidade, invade Arkham e rouba o próprio rosto, só para usá-lo como máscara.
O que segue a volta do criminoso é um ataque minuciosamente planejado contra toda a Batfamília, e que o Coringa consegue capturar um por um atingindo seus pontos fracos e mexendo com seus traumas. Juntando todos da batfamília em um jantar pra lá de macabro, o palhaço do crime consegue horrorizar a todos quando os convence de que arrancou a face de toda a equipe (exceto do batman) e os serviu numa bandeja.
#3 BÁRBARA GORDON
Na aclamada “A Piada Mortal”, do renomado escritor Alan Moore, Nós vemos uma suposta origem do palhaço do crime, e o que era pra ser apenas uma história paralela do homem-morcego, acabou se tornando parte do arco principal, graças ao brilhantismo de Moore.
Na história, para provar que até o mais sensato dos homens pode sucumbir a loucura, o vilão escolhe o comissário de polícia, James Gordon, para explorar sua sanidade da maneira mais perversa. Para isso, o coringa invade a casa do comissário, baleia sua filha, Bárbara Gordon, e sequestra o mesmo, o levando para o parque de diversões particular do vilão. Chegando lá, acontece o que muitos consideram o mais perturbador dos feitos do palhaço do crime.
Amarrado por ” anões tarados” e sendo obrigado a utilizar roupas de sadomasoquismo, Gordon é levado ao túnel do amor no parque, onde é obrigado a passar por imagens de sua filha baleada, completamente nua, e com indícios de um suposto abuso sexual causado pelo próprio coringa.
Mesmo não sedendo a loucura do vilão, as sequelas do ataque pessoal a famlia Gordon permaneceram por bastante tempo, pois, além do ataque psicológico, Bárbara Gordon perdeu o movimento das pernas após o tiro.
#4 ESFOLADO VIVO
Na história paralela intitulada Coringa, de Brian Azzarello, o palhaço do crume finalmente consegue sua liberdade do Arkham Asylum e resolve visitar Monty, um antigo parceiro do crime que acabou se tornando um grande líder do submundo de Gotham.
Pro azar de Monty, ele havia transformado a parceira do vilão, Harley Quinn, em uma stripper, em um de seus clubes. Logicamente, o Coringa não ficou nada feliz com isso e arrancou a pele de Monty vivo.
Para mandar um recado para os outros criminosos, o sádico ainda soltou Monty na casa noturna e todos viram o chefe criminoso morrer no palco.
#5 INJUSTICE
Na História do renomado quadrinho, cansado dos joguinhos com o homem-morcego, o sádico vilão direciona seus ataques para um novo alvo: o Superman.
O palhaço do crime utiliza o gás do medo no filho kripton, e faz o herói acreditar que Lois Lane, que estava grávida de Clark, era o vilão Apocalylse. Ao mesmo tempo, o vilão ligou o detonador de uma bomba nuclear, localizada na cidade de metrópolis, ao coração de Lois, fazendo com que o homem de aço perdesse sua amada e sua cidade ao mesmo tempo. Não é preciso dizer que o vilão morreu brutalnente nas mãos de Clark, dando início a um regime totalitário do herói.
#6 TORTURA ETERNA
No encontro entre Batman e Superman, na história escrita por Jeph Loeb e Ed McGuiness, temos uma nova versão do Palhaço do Crime.
Coringa rouba os poderes do duende da quinta dimensão, Mr. Mxyzptlk, e resolve reconstruir o mundo à sua imagem e semelhança. Sua principal diversão era torturar e matar o Batman todos os dias, só para revivê-lo no dia seguinte e começar tudo novamente.
Superman conseguiu salvar o Cavaleiro das Trevas, mas Bruce ficou tão traumatizado com a experiência que teve de apagar suas memórias para se livrar das sequelas que o Coringa deixou.
#7 JASON TODD
Na clássica Morte em Família, onde os próprios leitores decidiram o destino do garoto prodígio, ninguém poderia imaginar que o ajudante do homem-morcego teria um fim tão trágico.
Após sequestrar e torturar o jovem robin, o vilão espancou Jason Todd até a morte com um pé de cabra e explodiu o lugar onde o jovem estava. Mais tarde foi descoberto que tudo não passava de um plano do palhaço do crime para corromper o jovem.
#8 ÚLTIMA PIADA
No clássico de Frank Miller, o Coringa se encontrava em um estado catatônico, já que o Batman estava aposentado e sua existência não fazia sentido.
Com o retorno do Cavaleiro das Trevas, o Palhaço do Crime também volta à ativa. Ele mata toda a plateia de um programa de TV e obriga o Batman a caçá-lo.
Depois de um confronto brutal em um parque de diversões, o vilão tira a própria vida na frente do Cavaleiro das Trevas e dá sua risada final, saboreando sua vitória.
Vale lembrar que de todos esses atos brutais, dificilmente um deles estará adaptado no longa produzido pela Warner Bros. Pois o diretor enfatizou de que Joker é uma obra totalmente desmantelada de qualquer história em quadrinhos.
O que você achou da insanidade do vilão? Consegue imaginar alguém mais louco que ele? Deixe nos comentários!!
Dirigido por Todd Phillips e protagonizado por Joaquim Phoenix, Joker chega nos cinemas brasileiros no dia 3 de Outubro. Ontem (19/09) foi disponibilizada a pré-venda de ingressos para o filme.
Curioso sobre outras matérias do Setembro Insano? Você pode acessa-las aqui: Origens do Coringa e HQs introdutórias do Coringa.