Depois de vermos a EA solicitar uma patente de ajuste dinâmico de dificuldade para seus jogos, a Sony Interactive Entertainment fez a mesma coisa, o que mostra que os produtores gradualmente se acostumarão a essa abordagem.
Deve-se destacar que a patente pode não produzir nenhum resultado, mas mostra que a SIE estudou um sistema de dificuldade dinâmico que é ajustado automaticamente por inteligência artificial com base no seu desempenho no jogo.
Embora muitos jogos permitam alterar a dificuldade, outros jogos nem mesmo permitem que você escolha o nível de dificuldade. Esta patente da Sony explora a possibilidade de analisar os dados do jogador para ajustar a dificuldade. Podemos dar o exemplo de um Boss, o jogo coloca um desafio muito alto para o jogador, que depois de algumas tentativas começa a ficar frustrado, e corre o risco de abandonar o jogo.
A ideia do sistema é analisar o teu comportamento e decidir de forma dinâmica ajustar a dificuldade, reduzindo-a ou, no sentido inverso, aumentando-a se detecta que a tua performance está tão boa que não quer dar a ideia de uma experiência “mais fácil”.
A patente descreve o sistema como opcional, sem afetar o jogo caso o jogador não quisesse usá-lo. É bastante parecido com o sistema de Tiers visto em Outriders, onde o jogador podia ir até o menu e ajustar a dificuldade, afetando até mesmo o comportamento dos seus inimigos.
Vale ressaltar que a Sony já registrou outra patente onde os jogadores podem acessar um sistema de “comunidade de ajuda”, na qual o jogador consegue ver a gameplay de outros jogadores para passar de determinado ponto dos jogos, ou até mesmo falar com outros jogadores para obter suporte.