Mara Jade

Star Wars | Lucasfilm impede o retorno de Mara Jade ao cânone

Durante a MegaCon 2026, autores de Star Wars revelaram que a Lucasfilm proibiu terminantemente o uso de Mara Jade no cânone oficial.

Por
Rayane Silva
Sou uma jornalista, apaixonada pelo universo dos jogos, da moda e dos livros. Desde criança, a escrita sempre foi a minha grande paixão, e ao longo...

A personagem Mara Jade, uma das figuras mais emblemáticas do antigo Universo Expandido de Star Wars, permanece sob um veto rigoroso da Lucasfilm.

- Anúncios -

Introduzida originalmente em 1991 no romance Herdeiro do Império, de Timothy Zahn, a personagem desempenhou papéis cruciais na cronologia literária ao ser apresentada como a “Mão do Imperador” e, posteriormente, como esposa de Luke Skywalker e mãe de Ben Skywalker.

SIGA O CABANA DO LEITOR
Cabana do Leitor Google Discover

Google Discover é do Google. Os cabaneiros podem nos seguir por lá.

Seguir

Com a aquisição da Lucasfilm pela Disney em 2014, houve uma reestruturação completa da continuidade da franquia. Nesse processo, as obras publicadas anteriormente, incluindo a aclamada trilogia de Zahn, foram reclassificadas sob o selo “Lendas” (Legends), deixando de fazer parte da história oficial.

- Anúncios -

Embora outros personagens dessa mesma era, como o Grão-Almirante Thrawn, tenham sido reintegrados ao cânone através de animações e séries live-action, Mara Jade permanece excluída de qualquer nova produção.

Mara Jade Star Wars

Durante o painel “Escrevendo o Universo Star Wars” na MegaCon 2026, (Via The Pop Verse) novos detalhes sobre essa proibição foram revelados por escritores da franquia. Claudia Gray, autora de Star Wars: Bloodline, afirmou que ao questionar o estúdio sobre a possibilidade de incluir Mara Jade em suas tramas, recebeu uma negativa firme.

- Anúncios -

O próprio criador da personagem, Timothy Zahn, confirmou que também tentou reaproveitá-la em ocasiões anteriores, mas enfrentou a mesma barreira imposta pelos diretores de conteúdo da empresa.

Historicamente, a resistência ao uso de Mara Jade não é exclusiva da era Disney. Registros indicam que o próprio criador da saga, George Lucas, demonstrava desaprovação em relação à personagem, especialmente no que diz respeito ao casamento de Luke Skywalker, algo que ele considerava contrário à sua visão original para o herói.

- Anúncios -

Essa postura parece ter se mantido como uma diretriz interna dentro da Lucasfilm, impedindo que a personagem encontre um espaço na nova cronologia estabelecida após o Episódio VII.

Atualmente, o foco da Lucasfilm para o período após O Retorno de Jedi concentra-se em produções como The Mandalorian e Ahsoka.

Nestas obras, a trajetória de Luke Skywalker é apresentada de forma distinta da que foi vista nos livros da década de 90, o que torna a introdução de uma figura com o peso narrativo de Mara Jade tecnicamente complexa sem que haja uma alteração profunda no que já foi estabelecido nas telas.

- Anúncios -

Star Wars continua em desenvolvimento com novos filmes na Lucasfilm.

Compartilhe este artigo