Agora a noite está rolando as últimas horas do evento de cultura pop e gamer, UcconX 2022, porém o evento jamais aconteceu, quiçá, deve ter sido um surto coletivo feito e por algumas pessoas, ou talvez um evento do mundo invertido.
A primeira coisa que precisa ser dita é que o Cabana do Leitor inicialmente não iria cobrir o evento, foi somente depois que a editora de cinema e séries do site, Jude Jacques, falou sobre ele que o veículo procurou saber mais sobre.
Pra falar a verdade, os convidados como Rupert Grint chamaram a atenção, mas inicialmente Millie Bobby Brown era o nosso alvo como portal de cultura pop.
Porém, além de todas as coisas já mencionadas aqui no Cabana do Leitor sobre os problemas do evento UcconX, (nos já falamos deles em uma matéria anterior), então este texto é apenas dos problemas novos que surgiram.
Organização
Vale dizer que para proporcionar um evento do porte que a UcconX prometia ser era algo que soava megalomaníaco demais, razão pela qual muitos sites e portais de cultura pop como o Cabana, não estavam muito interessados no evento.
E por fim, isso se concretizou, não apenas que tudo não seria como prometido como seria bem pior do que se poderia imaginar. Assessoras perdidas, imprensa e público completamente sem ter o que fazer e cobrir. Não é que a organização estava ruim, só era inexistente.
Praticamente a cobertura do Cabana no evento durou cerca de 8 horas (no todo a UcconX teve duração de 5 dias), no primeiro dia não tinha o que mostrar porque a Millie Bobby Brown não veio o evento, só tinha realmente isso para mostrar no primeiro dia.
Com estandes como Piticas completamente descaracterizada com blusas de Harry Potter de qualidade duvidosa, o evento era um buraco negro em si mesmo. De certa forma, era impossível ser feliz no Vazio de Supernatural (na série, o Vazio tinha algo).
Imprensa abandona evento
UcconX agiu de uma maneira bem estranha com a imprensa, primeiro que no início do projeto fez questão de reunir portais, sites de cultura pop e etc… para apresentar a ideia do projeto (o Cabana recebeu o convite, mas não participou da reunião), ao qual apresentava a ideia e pedia que ela fosse divulgada.
Porém, iniciado, e a imprensa por obvio tendo que noticiar os problemas que marcaram o evento, acabou sendo rechaçada pela organização e descartada por ela.
Basicamente o evento foi altamente elogiado por alguns influencers que estavam como “embaixadores”, porém, não buscavam retratar a veracidade do que está havendo de fato no local.
Com a exposição dada pela imprensa as denúncias diversas a antiga e a nova administração do UcconX, portais estavam proibidos de entrevistar convidados. O Cabana viu quando jornalistas estavam reclamando com a assessoria de imprensa do local, que falou que somente os fãs com ingressos VIPs poderiam falar com os atores Ian Somerhalder por exemplo. Nem mesmo uma jornalista que foi convidada pelo evento para falar com o ator Rupert Grint pode ter este acesso e teve seu pedido negado pela assessoria do evento.
Com estes atos, boa parte dos jornalistas de diversos veículos no sábado já haviam deixado a cobertura (o Cabana foi um deles).
Até hoje o Cabana do Leitor busca uma resposta das solicitações que fez a assessoria de imprensa do evento através de um numero de WhatsApp, e depois de uma pequena troca de palavras, até mesmo pra tentar obter uma ajuda com talentos, a resposta foi a mesma que houve no evento, UM ENORME BURACO VAZIO NO MEIO DO ANHEMBI.
Eu não tenho nada com isso… Será?
Um dos argumentos de influenciadores para defender o UcconX, era que a BBL (nova administradora do evento) jamais teve nada com os problemas trabalhistas da antiga administradora, porém isso não é verdade.
Segundo a CLT (as leis do trabalho), o novo administrador da empresa adquirida, deve arcar com os deveres trabalhistas oriundos desta empresa absolvida.
Art. 10 – Qualquer alteração na estrutura jurídica da empresa não afetará os direitos adquiridos por seus empregados.
CLT.
Pulseiras clandestinas
Claramente alguns foram felizes na UcconX, certamente alguns fãs que conseguiram bater fotos com seus ídolos, e claro que alguns amigos do evento que receberam acesso para areas vips, estes mesmos influenciadores defenderam com muita garra o UcconX, mas devem ter os seus motivos.
Os acessos VIPs foram dados a algumas pessoas que estavam apoiando o evento, os jornalistas que não tinham uma agenda positiva foram descartados.
Claramente que estes VIPs dados a amigos do evento com agenda positiva, irritaria alguns fãs que pagaram CARO para ver seus atores favoritos.
Tudo isso foi um surto
Eventos são sempre muito difíceis de fazer, qualquer um deles. A primeira CCXP não era como acontece hoje, isso é um fato. Mas nenhum destes eventos, como CCXP e Rock in Rio por exemplo, se utilizam de usos de influenciadores para iludir público ou vender uma experiencia que o evento definitivamente não entrega, por um motivo muito simples, estes eventos entregam o que prometem.
Para a UcconX ser ruim ainda falta a distância que o Cabana teve que andar para pegar uma pulseira e poder ter a possibilidade de comer no evento ou talvez quando responder as mensagens que o site encaminhou para eles sobre possíveis entrevistas.