Em 2009 foi lançado o longa Watchmen nos cinemas, adaptação da obra de Alan Moore e David Gibbons, pelas mãos do diretor Zack Snyder.
Em uma época que a internet não tinha tanta força e as opiniões ficavam restritas a uma bolha, a produção foi tida por muitos como o melhor filme – baseado em uma história em quadrinhos – já realizado até então. Mas será mesmo?
Assim, o CDL convidou alguns dos grandes nomes da crítica nacional e internacional, fãs e influenciadores, para falarem sobre seus sentimentos em relação a Watchmen, mais de 10 anos após seu lançamento.
“Watchmen é um dos melhores filmes de quadrinhos. Ele tem seus problemas narrativos, principalmente no final. Aquela modificação colocando o Dr Manhattan como o ‘vilão’, talvez desse o mesmo resultado. Mas visualmente, ele é maravilhoso, ninguém pode negar que Zack Snyder sabe fazer visualmente uma história…
Pra mim ainda é um dos melhores filmes de quadrinhos já produzidos. O filme é lindo e muito bem feito.” – Carlos Voltor, cineasta, crítico de cinema, roteirista e membro do NerdCast.
“Watchmen eu enxergo como uma boa adaptação de quadrinhos, um pouco verborrágico e preso demais ao material original, como é com 300 – muito declamativa, pouco cuidado na transição entre as linguagens no referente ao texto falado – mas o estilo cinético dele (Zack Snyder) adapta bem o outro aspecto visual dos quadrinhos, e ele é feliz em mudar o final – ficou melhor que na HQ – e em fugir de algumas subtramas e narrativas que nao caberiam ali…
Ele criou um estilo cinético próprio, ainda que derivado um pouco de Matrix, mas que, assim como Matrix, foi tão copiado (e até pelo próprio Snyder) que ficou caricato – vide o uso em Mulher-Maravilha.” – Andre Gordirro, jornalista especializado em cinema, tradutor, escritor e apresentador do programa Geek Mix na rádio FM Rio 102,1.
“Eu acho que Watchmen um dos maiores filmes de quadrinhos já feitos, então sim… eu considero Watchmen uma obra-prima do gênero de filmes de quadrinhos, é espetacular e eu acho que é o maior filme de Zack Snyder. Eu sou um grande fã do trabalho de Snyder em geral, eu gostei ou amei todos os filmes que ele fez até agora, e acredito que Watchmen continuará a ser uma grande obra de arte de todos os tempos do gênero de super-heróis / filmes de quadrinhos…
Watchmen foi considerado impossível de se adaptar. Cineastas como Terry Gilliam tentaram e decidiram que não poderiam fazê-lo. A história em quadrinhos original de Alan Moore é considerada um clássico icônico na história dos quadrinhos, a partir de uma era que revitalizou os quadrinhos e popularizou-os como uma forma de arte séria e válida…
Para adaptar uma história em quadrinhos tão amada e histórica, depois que outros cineastas aclamados não conseguiram realizá-la e muitos achavam que era impossível fazê-lo, isso faz com que Watchmen de Snyder seja ainda mais impressionante. E o fato de que realmente encontrou maneiras de melhorar o quadrinho, e fortaleceu ainda mais os temas da história, é mais uma prova do poder e importância da adaptação cinematográfica de Snyder.” – Mark Hughes, colunista e crítico de cinema da revista Forbes.
“Eu gostei muito de Watchmen, Snyder conseguiu adaptar de uma forma muito visionária. Desde efeitos, elenco, roteiro, tudo ficou muito bem feito…
Eu não tenho uma visão muito critica sobre filmes, mas Watchmen com certeza é subestimado academicamente.” – Lucas Marçal, editor da página no Facebook DCnautas.
Como podem ver, a adaptação de Watchmen para o cinema é considerado por muitos como algo único na história do gênero e, porque não pontuar, uma obra-prima da sétima arte.