Depois dos escândalos envolvendo várias denuncias contra a empresa Activision Blizzard, a Microsoft está reavaliando a parceria com a empresa de Call of Duty.
O chefe do Xbox da Microsoft Corp. disse que está “avaliando todos os aspectos de nosso relacionamento com a Activision Blizzard e fazendo ajustes proativos contínuos”, à luz das recentes revelações da editora de videogame.
Em um e-mail que o Bloomberg News teve acesso, Phil Spencer (chefe da Xbox) disse que ele e a equipe de liderança estão “perturbados e profundamente preocupados com os eventos e ações horríveis” na Activision Blizzard Inc.
“Esse tipo de comportamento não tem lugar em nossa indústria”, escreveu Spencer. Ele se junta a uma onda de protestos de funcionários a investidores e acionistas ao exigir uma resposta mais forte da segunda maior editora de jogos dos Estados Unidos. Na quarta-feira, o PlayStation Chief da Sony Group Corp. Jim Ryan enviou uma nota semelhante à equipe, escrevendo que ele e sua liderança ficaram “desanimados e francamente surpresos ao ler” que a Activision “não fez o suficiente para lidar com uma cultura profundamente arraigada de discriminação e assédio. ”
Mas Spencer deu um passo adiante ao dizer que entraria em ação. Xbox e PlayStation estão entre os maiores fabricantes de consoles da indústria de videogames.
A Activision tem uma longa história com o Xbox e Phil Spencer . A maior franquia da editora, Call of Duty, tornou-se um sucesso em grande parte devido à inovadora plataforma online da Microsoft, Xbox Live, que permite que os jogadores se conectem para partidas multiplayer. As ações da Activision caíram 3% na quinta-feira, levando as perdas esta semana para mais de 10%.