Connect with us
livros livros

Livros

10 dicas para usar o marketing digital na liquidação do seu estoque de livros

Livros e mais livros!

Publicado há

em

Se você é dono de sebo, escritor ou vende obras literárias, está chegando o momento de pensar em estratégias para renovar os estoques da sua prateleira de livros em 2022 e nada mais correto do que investir no esvaziamento do que já existe por aí.

No entanto, o começo do ano é um período com muitos gastos e infelizmente vender determinadas mercadorias pode não ser tão simples quanto se pensa.

Em outubro, por exemplo, esperava-se um aumento de 0,08% em vendas no comércio, mas na verdade houve um recuo de 0,01%, reflexo de uma movimentação mais contida no consumo do país.

Mas não se desespere, pois separamos 10 dicas que vão mostrar como o marketing digital pode ajudar a deixar seu estoque pronto para outra enquanto ganha um dinheiro no processo:

  •  Mostre a mercadoria

Em uma pesquisa recente, foi constatado que 8 a cada 10 consumidores compraram algum produto ou contrataram um serviço após assistirem um vídeo da marca falando sobre ele, logo, tire proveito disso e faça o mesmo com seus livros (produtos) parados. Divulgue nas redes sociais, crie grupos no Whatsapp, enfim. Crie vitrines virtuais.

  • Faça depoimentos em vídeo

Fale com clientes que compraram de você e peça a eles que façam vídeos contando sobre suas experiências e aspectos positivos da sua logística de entrega, qualidade da embalagem e do conteúdo… Essa é uma estratégia poderosa já difundida em diferentes mercados.

  •  Divulgue as ofertas

Como é de praxe em diversos segmentos, pode ser que alguns dos produtos tenham que ter um descontinho pra sair e a melhor forma de estimular esse giro é fazer vídeos específicos para estas ofertas, mostrando a mercadoria, suas utilidades, o valor base e quanto fica com o desconto, desta forma estimulando o consumidor.

  • Conheça o público

A exposição de cada produto terá que ser diferente em cada rede social, de forma que o conteúdo será adequado para cada uma, como um vídeo promo online em formato de reels para o Instagram e uma postagem mais longa para o Facebook, por exemplo. Usar o formato correto na rede certa é o que garante engajamento orgânico.

  • Vincule com produtos de maior saída 

Mapeie quais materiais tem um melhor desempenho na hora das vendas e procure juntá-los em promoções com os produtos parados e divulgue-os desta forma, pois assim você une o útil ao agradável. Só cuidado com a margem de lucro.

  • Se atente ao momento

É sempre importante lembrar que o começo de um ano é repleto de pagamento de impostos e, em caso onde seus clientes tenham crianças, ainda existem gastos com rematrículas, material escolar, férias. Então use a estratégia de marketing que se comunique com o momento do seu consumidor, disponibilizando uma comunicação que vá de encontro com essa realidade.

  • Invista em publicidade

Se for possível e houver orçamento para tal, faça algumas postagens patrocinadas, pois as redes sociais entregam esse conteúdo a muito mais pessoas a partir do momento que há um impulsionamento pago, então a chance de se captar clientes em potencial é mais alta.

  • Aposte em imagens estáticas

Às vezes uma imagem, com uma mercadoria específica e as informações importantes dispostas de forma dinâmica e direta, podem ser uma ótima maneira de se divulgar em status do Whatsapp, por exemplo, rede social que geralmente é muito mais movimentada no fim e começo do ano.

  • A grama do vizinho nem sempre é mais verde 

Esteja atento com as promoções vizinhas e também na forma como são divulgadas, pois elas podem enterrar sua queima de estoque antes mesmo de começar.

  • Observe os resultados

Tão importante quanto começar e liquidar o que precisa sair do estoque é ir medindo o resultado do que está fazendo. O quão bem se saiu um vídeo, uma mensagem ou uma postagem? Faça testes A/B e veja quais se saíram melhor para repetir (ou não) determinadas estratégias.

Queimar seu estoque no começo do ano pode ser desafiador, mas o marketing digital estão aí para te ajudar a atingir seu objetivo!

Então aproveite as dicas e comece já a ver seu estoque saindo pela porta da frente e o dinheiro entrando no caixa!

Produtor, escritor nas horas vagas, administrador, editor e fundador do site CDL.

Comments