Antes de iniciar de verdade essa lista, gostaria de deixar claro o prazer que é estar escrevendo sobre livros de romance, especialmente sobre livros nacionais que é uma atitude que eu pessoalmente tenho o maior prazer em fazer que é valorizar a cultura brasileira, principalmente a literatura.
Por esse motivo, decidi reunir em uma pequena lista, os 5 melhores livros de romance nacional para você se apaixonar e acreditar em um amor verdadeiro ou quem sabe chorar por ele. Nessa lista tem livros para todos os gostos, tentei trazer diversidade e recomendar obras que busquem uma representação correta e verdadeira.
Agora sem mais delongas, vamos nos apaixonar!
Não quero ser como você – Vinicius Fernandes
Vamos começar com um dos meus favoritos que é Não quero ser como você do autor da comunidade LGBTQIAPN+ Vinicius Fernandes.
Não quero falar muito, pois o livro tem que ser lido e experimentado, por esse motivo, apenas leia e claro com um lenço do lado, pois o Vinicius é conhecido pelas tragédias.
Sinopse: LUCAS E GABRIEL SÃO O OPOSTO.
Lucas há tempos se fechou para o amor. Na rotina agitada do psicólogo gato e bem-sucedido, só há espaço para encontros casuais, desde que não durem mais de uma noite. Já Gabriel é o romantismo em pessoa. Mesmo já tendo quebrado a cara algumas vezes, ele sonha em encontrar um grande amor, daquele tipo que faz os olhos revirarem.
É claro que as histórias dos dois vão se encontrar… Mas até que ponto duas pessoas tão diferentes podem ser felizes? Uma hora você percebe que a vida não é um conto de fadas (nem perto disso!), e é preciso amadurecer. Mas, também, chega um momento em que você tem que abrir a porta e deixar alguém entrar. Será que ambos estão dispostos a isso?
A hora da Estrela – Clarice Lispector
Quero saber de vocês, em uma só voz, quem é a maior do Brasil na literatura? Sim, ela mesmo Clarice Lispector, e tratar de romance nacional sem citar a Hora da Estrela é o quê?
Sim, um crime, então pare de perder mais tempo e vá agora mesmo comprar essa obra-prima nacional que vai te fazer acreditar não só no amor, mas em você mesmo.
Sinopse: A nordestina Macabéa, a protagonista de A hora da estrela, é uma mulher miserável, que mal tem consciência de existir. Depois de perder seu único elo com o mundo, uma velha tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio.
Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante, que lhe prevê um futuro luminoso, bem diferente do que a espera.
Romance Real – Clara Alves
É um romance sáfico que vocês pediram, então toma! Clara Alves, autora também da comunidade LGBTQIAPN+ traz em seu mais recente trabalho uma releitura da realeza, mas claro uma realeza gay, meus amores.
Com uma escrita dinâmica, personagens poderosos e principalmente essa será a coisa mais fofa que você vai ler hoje.
Sinopse: Dayana deixou o Rio de Janeiro para trás e está de mudança para Londres. Recentemente, seu maior sonho era visitar o país da One Direction, sua banda preferida, mas agora ela tem certeza de que está vivendo um pesadelo. Depois de dez anos sem encontrar o pai, ela se vê obrigada a morar com o homem que a abandonou, a mulher dele e sua filha ― a família perfeita que Dayana nunca teve.
Tudo isso enquanto tenta lidar com o luto pela morte recente da mãe.
O que ela não imaginava era que, logo em seus primeiros dias ali, iria esbarrar em uma ruiva charmosa pulando as grades do Palácio de Buckingham. À medida que se aproximam e se ajudam a enfrentar os conflitos pelos quais estão passando, as duas se apaixonam. Mas Dayana tem certeza de que a garota está escondendo algo sobre sua relação com a família real.
Será que Londres conseguirá curar o coração de Dayana e dar a ela um final feliz?
Perdida – Carina Rissi
Temos representatividade heterossexual? Claro que sim, pois eu não gosto de excluir ninguém e nada mais justo do que Perdida da Carina Rissi para representar essa categoria.
Uma autora best-seller que já no seu primeiro livro bateu recordes e garantiu todo o futuro de uma das sagas mais amadas do Brasil.
Sinopse: Neste livro conhecemos Sofia, que vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ligeiramente viciada em tecnologia acredita que não saberia viver sem computador, celular e micro-ondas.
Cética e independente, Sofia tem como melhor amiga. Nina, uma bela jovem que esteve ao seu lado em todos os momentos difíceis em que precisou de apoio. Ao contrário da amiga, que faz planos para seu futuro romântico, Sofia tem pavor à mera menção da palavra casamento.
Viver em função de uma só pessoa, como se sua vida apenas tivesse sentido se ela estivesse por perto? Acordar e olhar para a mesma pessoa todo santo dia! Ter que cuidar da casa, do marido, dos filhos, do cachorro, trabalhar… Casamento, não seria um tipo de sentença de escravidão? Enfim! Os únicos romances na vida de Sofia são aqueles que os livros proporcionam.
Mas ao acordar em um belo dia de fevereiro a moça terá uma reviravolta em sua vida. Após comprar um celular novo, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século dezenove, sem ter ideia de como voltar para casa – ou se isso sequer é possível.
Enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de retornar ao tempo presente, ela é acolhida pela família Clarke. Com a ajuda do prestativo – e lindo – Ian Clarke, que aos poucos mexe com todos os seus sentidos e a faz agir cada vez mais de forma um pouco desconexa.
Sofia embarca numa busca frenética e acaba encontrando pistas que talvez possam ajudá-la a resolver esse mistério e voltar para sua tão amada vida moderna. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos.
Finalmente 15 – Especial da Galera Record
E para finalizar, temos um querido, um xodó, um presente de aniversário de 15 anos da Galera Record e para comemorar essa data tão especial, chamou alguns autores nacionais para se reunir e entregar uma coletânea de contos que vão tocar o seu coração.
Para todos os gostos, cativa quem procura, acolhe quem o busca, então, aceite ter seu coração chamuscado por essa obra maravilhosa.
Sinopse: Conheça os sonhos, os crushes, os dramas, as descobertas e as reviravoltas de se fazer quinze anos, tudo isso pela imaginação da nova geração de autores que estão definindo tendências no gênero YA nacional.