aqua r2ee cabana do leitor 1600x900 1

Aqua anuncia fim das atividades como banda ao vivo após 30 anos

A banda dinamarquesa Aqua anunciou de forma oficial o encerramento das suas apresentações ao vivo após trinta anos de shows.

Por
Ingrid Queiros
Estudante de jornalismo, redutora e uma apaixonada pela cultura pop e nerd nas horas vagas. Harry Potter ou Senhor dos Anéis, Marvel ou Dc, o que...

O grupo Aqua anunciou oficialmente o encerramento das suas atividades como banda ao vivo após três décadas de atuação no mercado fonográfico. Os vocalistas Lene Nystrøm e René Dif publicaram a notícia nas redes sociais junto com o músico Søren Rasted na última segunda-feira.

- Anúncios -

“Após muitos anos incríveis, decidimos encerrar o capítulo do AQUA como banda ao vivo”, escreveram eles no comunicado direcionado aos fãs.

SIGA O CABANA DO LEITOR
Cabana do Leitor Google Discover

Google Discover é do Google. Os cabaneiros podem nos seguir por lá.

Seguir

“Quando você está junto por tanto tempo, também aprende quando é hora de proteger o que vocês criaram juntos. Para nós, este parece o momento certo para dizer adeus, enquanto as memórias ainda estão vivas e o amor pela música, pela história e uns pelos outros permanece intacto. Do fundo dos nossos corações: obrigado a todos que fizeram parte desta jornada nos últimos 30 anos”, completaram os artistas de forma integral.

- Anúncios -
Aqua

O projeto musical foi formado originalmente na cidade de Copenhague, no ano de 1995. A formação clássica consistia em um quarteto, mas o membro Claus Norreen optou por deixar o grupo no ano de 2016 para se dedicar exclusivamente a outras iniciativas pessoais.

A trajetória comercial da banda foi impulsionada pela faixa Barbie Girl, lançada como o terceiro single do álbum de estreia Aquarium, de 1997. A canção alcançou a sétima posição na parada Billboard Hot 100 e transformou o projeto na exportação musical dinamarquesa mais vendida da história.

- Anúncios -

O sucesso comercial da música gerou um embate judicial com a empresa Mattel nos anos 2000. A fabricante da boneca alegou nos tribunais que a composição influenciava negativamente a reputação da marca devido aos versos que satirizavam os padrões de beleza da época.

aqua r2 cabana do leitor 1600x900 1

O processo judicial não avançou e acabou sendo arquivado definitivamente em 2002 após a Justiça orientar a pacificação entre as partes envolvidas. Anos mais tarde, a corporação de brinquedos e o grupo musical selaram um acordo para realizarem campanhas promocionais conjuntas.

- Anúncios -

A banda retornou aos grandes holofotes da indústria durante o lançamento do filme Barbie, em 2023. O longa-metragem dirigido por Greta Gerwig incluiu um sample da música original na faixa Barbie World, interpretada pelas artistas Nicki Minaj e Ice Spice.

O recente projeto musical para o cinema garantiu uma indicação ao prêmio Grammy e impulsionou a canção original de volta ao Top 40 das paradas do Reino Unido. A última apresentação oficial ao vivo do grupo ocorreu em novembro de 2025, durante o Festival das Cerejeiras em Flor de Shillong, localizado na Índia.

O álbum de estreia da banda Aqua encontra-se disponível no catálogo das principais plataformas de streaming.

Compartilhe este artigo