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Batman vs Superman – Um dos filmes mais originais da nossa era

Fernanda Novaes

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“[…] Superman nos obriga a olhar para nós mesmos como indivíduos, e a humanidade como um todo, através do filtro de um ser que se parece muito com nós, mas tem a força física e as habilidades de um deus. No entanto, apesar de suas forças corporais, ele não é onisciente e, portanto, deve se aventurar no mundo em sua própria jornada de autodescoberta. Não é mais capaz de ver o futuro do que qualquer um de nós e, de muitas maneiras, muito menos consciente de seu passado do que a maioria. Ele é, em essência, um deus perdido. Uma divindade forçada a caminhar sozinha pela Terra, buscando sua própria verdade pessoal, inadvertidamente questionando as mesmas verdades que o resto da humanidade se apega com tanta força.

[…] Fiquei encantado com a incrível oportunidade de colocar essa figura divina indefesa firmemente em nosso mundo imperfeito. Foi uma chance de contar a história complicada de um salvador em luta, um messias relutante, de uma maneira moderna. Uma oportunidade para desconstruir cuidadosamente o caráter divino clássico, que muitas vezes percebemos como aspiracional, mas também distante e divino às vezes.“- Zack Snyder.

Com tom mais sério, carga dramática significativamente mais pesada e desenvolvimento trágico, “Batman vs. Superman” de Zack Snyder é com certeza um dos filmes de super-heróis mais ambiciosos e originais da nossa era. Possui profundidade temática e simbólica.

No final de Man of Steel (2013), Superman foi envolvido em uma batalha cataclísmica que deixou um rastro enorme de destruição. Em Batman v Superman, descobrimos que Bruce testemunhou esta tragédia e está preocupado com a ameaça à humanidade representada por este visitante estranho de outro planeta com poder inimaginável e julgamento questionável. Superman, ao mesmo tempo, está preocupado com a crescente brutalidade do vigilante que luta contra o crime em Gotham City. Acrescente a isso as maquinações de Lex Luthor – e o que é uma decisão bastante criativa – e você terá Batman v Superman.

“There was a time above… a time before… there were perfect things… diamond absolutes. But things fall… things on earth. And what falls… is fallen. In the dream, it took me to the light. A beautiful lie.”

Todo o filme gira em torno dessas linhas. O monólogo de Bruce é paralelo ao final do filme e se liga ao tema geral, que contrasta seres do céu vs. seres da terra e do submundo: deuses vs. homens, um tema apropriado para um filme de “Batman vs. Superman”. Ao usar tais palavras, Bruce é estabelecido como o herói trágico arquetípico como Hamlet, Orfeu, Édipo, etc. Ele também é identificado com um tema fundamental da mitologia ocidental: a natureza caída da humanidade. Isto é derivado, em um contexto político e histórico, da queda do Império Romano, mas em um nível religioso e espiritual da expulsão de Adão e Eva do Jardim. O monólogo estabelece imediatamente o tom e a ambição do filme.

É preciso ter em mente que tudo o que o Batman é como personagem, é o resultado da morte de seus pais. Isso é Batman, em seu âmago. Suas saídas noturnas são uma tentativa interminável de redimir o pecado original da morte de seus pais. Cada detalhe daquela noite estava gravado nas suas lembranças mais profundas.

Em uma das primeiras cenas, a família de Bruce passa por um teatro onde está exibindo ao filme de 1981: Excalibur. A Obra Prima é uma releitura do mito arturiano, e é também um dos filmes favoritos de Snyder, e influenciou fortemente o BvS. O tema central de Excalibur é o seguinte: “O Rei e a Terra são um só“. Esse tema permeia todo filme e parece ser também proeminente na Liga da Justiça.

Na mesma cena podemos notar o número do prédio ao lado: 1108. Isto corresponde a um verso do Livro do Apocalipse:

“E os seus cadáveres jazerão nas ruas da grande cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde também nosso Senhor foi crucificado”.

Isso poderia ser facilmente encarado como uma coincidência, mas sabendo da atenção que Snyder confere aos detalhes, o interesse no cristianismo, a relação direta entre o verso e a cena, e o fato de que ele já fez isso antes, parece intencional.

Neste universo, Bruce testemunhou seu pai combater violência com violência, o que o influenciou imensamente em toda sua vida. Thomas Wayne, pai de Bruce, antes de morrer, chama sua esposa pelo nome, “Martha”. Além da óbvia configuração para o enredo ao estabelecer a psicologia freudiana de Bruce, essa é uma referência ao maravilhoso filme “Citizen Kane”, de Orson Welles, que chama por “Rosebud” antes de falecer.

Em um ato de desespero, Bruce corre para a floresta antes de cair na caverna. A floresta em tom simbólico representa o desconhecido. Já a caverna é um símbolo universal de origem, nascimento e de iniciação através do renascimento. É também uma representação do útero maternal e do mundo das ilusões de Platão.

A identidade do Batman nasce resultante da morte simbólica de Bruce, morte nesse sentido é transformação, renascimento. Bruce não é mais um homem, apenas. Ele é homem feito por Deus. Ou, para ser mais preciso, Bruce é o herói trágico arquetípico e Batman um deus. O que separa, em termos pagãos, um homem de um deus? Poder. Um tema central no filme é a questão do “poder”, mas é mais profundo do que simplesmente “o poder corrompe”. De fato, no filme, a ideia de que o poder corrompe é retratada como resultado de um trauma psicológico. A perda relativa de poder, em face de um poder maior, também corrompe. Essa rivalidade mimética está presente em Bruce e Lex.

Batman v Superman e a filosofia de Nietzsche.

Nietzsche acreditava que o homem criou Deus à sua própria imagem. O filme representou essa ideia de várias formas, uma delas de forma literal, fazendo com que o homem, Lex, criasse o diabo, “Doomsday”, de seu sangue. Mas BvS também a interpretou no sentido figurado e de maneira mais direta por meio do Superman.

Deus está morto.

Nietzsche não quis dizer de forma literal quando afirmou que Deus está morto e nós o matamos, mas em BvS essa afirmação foi ilustrada tanto no sentido literal quanto no sentido figurado. Superman morreu pela mão de Lex Luthor. E quando isso aconteceu, o mundo reconheceu que o Super-Homem não era um deus, não era um ser onipotente. Eles finalmente o aceitaram como um homem que estava tentando fazer a coisa certa. A ideia dele como um deus foi morto. Não através de avanço científico, mas através de maior compreensão e compaixão pelas outras pessoas.

Apesar do quanto o BvS ilustra a filosofia de Nietzsche direta e literalmente, também o desafia, porque a morte de Deus não é também a morte da moralidade da humanidade. A existência do Super-homem desafia tudo o que os humanos pensavam que conheciam e acreditavam. Mas sua morte transforma, para melhor, muitas maneiras de pensar. Clark inspirou Bruce e Diana a se tornarem heróis novamente. Eles olham para ele como um exemplo, como alguém para ajudá-los a se tornarem melhores, para se tornarem o melhor que podem ser. Superman é o übermensch literal – ele é o homem de cima, o alienígena. Existindo, ele desafia todos os sistemas de crenças do planeta.

Uma morte significativa.

“Deus está morto, mas dado o caminho dos homens, ainda pode haver cavernas por milhares de anos em que sua sombra será mostrada.”

A morte de Clark tem um impacto profundo e duradouro. Como público, sabemos que ele voltará, mas as pessoas no universo não costumam retornar. Nietzsche via a sombra de Deus como um negativo e a religião como uma força finalmente destrutiva. A sombra de Clark não é nada além de positiva. O mundo mudou quando o Super-Homem voou no céu. Ele inspirou as pessoas a serem melhores. Sua morte vai unir a Liga da Justiça.

Antes da morte do Superman, a humanidade procurou honrá-lo através de monumentos maciços. Depois, Diana disse que eles não sabiam como honrá-lo. Isso é verdade, mas também é verdade que o governo e a população em geral reconheceram que não precisavam erguer uma estátua, porque o maior monumento às conquistas do Super-homem era que as pessoas da Terra ainda estavam vivas. Bruce escolheu homenageá-lo formando a Liga da Justiça e protegendo a Terra, assim como ele. Acho que este é o mais próximo de um verdadeiro paralelo de Jesus que BvS tem, e é mais uma crítica ao cristianismo do que qualquer coisa.

Ao longo da história as pessoas que se chamam cristãos lutaram para provar o quanto são devotas através da construção de igrejas enormes, ou lutando em guerras, ou criticando a fé de outras pessoas ou outras religiões, quando nada disso fazia parte dos ensinamentos de Jesus. Seguir a Jesus seria seguir seu exemplo. O mesmo pode ser dito para Clark. Nietzsche desprezava o cristianismo, mas ele nutria um respeito saudável por Jesus. Como ele mesmo disse, “havia apenas um cristão e ele morreu na cruz”. No final do BvS, o povo da Terra parou de sentir a necessidade de construir estátuas. Parou de sentir a necessidade de olhar para Clark com medo ou admiração.

O BvS não é preguiçoso com sua filosofia. Ele mergulha nas opiniões de filósofos cujo trabalho é comumente conhecido. É legitimamente significativo porque examina e desafia filosofias, em vez de apenas repeti-las. Os temas são apresentados de uma forma que força o público a pensar sobre eles e seu simbolismo, e não apenas jogando tudo de “mão beijada”.

É possível, ainda, discordar de tudo isso e interpretá-lo de várias outras maneiras, e é por isso que ainda estamos falando sobre isso, depois de considerável tempo de lançamento.

Roteirista, produtora e fotografa na empresa SE7E MOVIE, fotografa da Phóton Fotografia, Youtuber no canal "Moça Você é Cinéfila?" diretora e roteirista do documentário " Pé da Branca" e do curta "A Obra de Marcus Duchen". Colaboradora do Cabana do Leitor.

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Minha mãe é uma peça 3 se torna a maior bilheteria do cinema nacional

O longa superou a arrecadação em bilheterias de Nada a Perder.

Mariana Franco

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O novo longa estrelado por Paulo Gustavo vem colecionando marcas incríveis desde a sua estreia no último dia 26 superando a bilheteria diária de Frozen 2 e Star Wars: A ascensão Skywalker.

A mais nova marca atingida pelo longa é a de maior arrecadação na história do cinema brasileiro, alcançando no último final de semana R$ 143 milhões arrecadados em bilheteria, a comédia dirigida por Susana Garcia superou o longa Nada a Perder, cinebiografia de Edir Macedo que arrecadou R$138 milhões.

Na sequência Dona Hermínia (Paulo Gustavo) deve lidar com o fato de que sua família vai crescer, já que sua filha Marcelina (Mariana Xavier) está grávida, e seu filho Juliano (Rodrigo Pandolfo) vai se casar, o filme promete emoção e muitas risadas.

Minha mãe é uma peça 3 está em cartaz nos cinemas.

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Capitã Marvel 2 tem possível data de lançamento divulgada

Com promessa de estreia em 2022 o longa ainda está a procura de um diretor ou diretora para a sequência.

Daiane de Mário

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Capitã Marvel 2 está oficialmente sendo desenvolvido pela Marvel Studios, com Megan McDonnell, responsável pela série do Disney+ WandaVision, em negociações para escrever a sequência.

Segundo o THR, a Marvel encontra-se à procura de um cineasta para ficar a cargo do filme, com o objetivo de o estrear em 2022, ao que tudo indica, a história vai passar para o presente em vez dos anos 90, como foi mostrado no primeiro filme da Capitã Marvel.

Fontes indicam ainda que Anna Boden e Ryan Fleck, responsáveis pela realização do filme de 2019 não vão regressar mas “encontram-se em conversações para permanecer no Universo Cinemático da Marvel, na possibilidade de dirigirem uma série para o Disney+.”

Capitã Marvel 2 ainda não possui data de estreia.

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P.S. Ainda amo você tem trailer final divulgado pela Netflix

Lona estreia mundialmente na Netflix dia 12 de fevereiro.

Daiane de Mário

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É um novo ano. Lara Jean (Lana Condor) e Peter (Noah Centineo) finalmente pararam de fingir que são um casal e se tornaram um casal DE VERDADE! E em meio às novas descobertas com Peter – o primeiro beijo de verdade, o primeiro encontro de verdade ou o primeiro Dia dos Namorados –, Lara Jean pode contar com Kitty (Anna Cathcart), Margot (Janel Parrish), Chris (Madeleine Arthur) e uma nova e inesperada confidente, Stormy (Holland Taylor), para entender melhor essa nova fase da vida em que precisa conciliar o namoro e a busca pela própria identidade. E para complicar ainda mais as coisas, um outro destinatário de suas cartas reaparece e Lara Jean terá que enfrentar seu primeiro grande dilema: é possível amar dois garotos ao mesmo tempo?

Estrelado por Lana Condor, Noah Centineo, Jordan Fisher, Anna Cathcart, Janel Parrish, John Corbett, Sarayu Blue, Ross Butler, Madeleine Arthur, Emilija Baranc, Trezzo Mahoro e Holland Taylor

Baseado em P.S. ainda amo você, o bestseller para jovens adultos #1 da lista de mais vendidos do New York Times.

P.S. Ainda amo você estreia dia 12 de fevereiro na Netflix.

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