Sabe O Iluminado? O livro de Stephen King que teve sua adaptação para o cinema por Stanley Kubrick e é considerado um clássico do cinema e um dos melhores filmes de terror das história?
Pois bem… Doutor sono é a sequência dessa obra, e é dirigido por Mike Flanagan (Maldição da Residência Hill e Hush).
Aqui acompanhamos a história do alcoólatra Danny Torrance ( Ewan McGregor) após os acontecimentos do Overlook Hotel e sua tentativa de melhorar de vida, suprimindo seu dom e usando apenas em coisas pequenas.Em contrapartida, um grupo de vilões que se alimentam de iluminação, liderados por Rose, the Hat ( Rebecca Ferguson) estão em busca a maior fonte que já detectaram.
A expectativa em cima de uma sequência de filme tão famoso é absurda, mas entrei no cinema disposta a deixar o filme me contar sua própria história.
E Não me decepcionei. Atuações maravilhosas do Ewan, da Rebecca e da menina Kyliegh Curran, que interpreta a Abra Stone, grande personagem da história. até mesmo o cameo do Jacob Trembley é bem atuado. Esse cast está sensacional e a direção é outra belezura.
Com bela fotografia, se aproveitando do clima escuro pra camuflar a computação gráfica, movimentações de câmera criativas e completa imersão, os dois primeiros atos são impecáveis, só consigo tecer elogios. E em matéria de adaptação do livro, o roteiro se encaixa bem e consegue criar uma história coesa e interessante.
E aí vem o terceiro ato, grande divisor de opiniões. Como já visto no trailer, eles vão voltar ao hotel e, em minha opinião, há superexposição e muito fan service.
Sim, o fan service pode ser bem utilizado, mas aqui ele foi super utilizado e isso me desanimou um pouco.Muita gente vai amar, e essa é a parte do filme que é mais blockbuster, já que o terror até então contava com coisas comuns, mas bem feitas e referências discretas. No terceiro ato chutaram a discrição pra longe e é uma enxurrada de fan service, referência e flashbacks.
Além de auto referências, o filme tem um gostinho de star wars... babadook e umas ceninhas de violência bem sanguinária, coisas que eu adoro. E nem falei daquela trilha maravilhosa do iluminado que arrepia os pelos dos braços até hoje!
Mas já estou me estendendo e quem tem que curtir a experiência agora é você.
Doutor Sono é um dos grandes filmes de terror do ano. Bem atuado, bem dirigido e com roteiro bem interessante. Merece o seu ingresso, tendo ou não lido o livro.