O hábito de ler nunca esteve tão fora de moda como hoje, tanto entre os pequenos quanto adultos. Dentre inúmeras desculpas, os pais costumam reclamar da exaustão por um longo dia de trabalho e, por não aderir a leitura em seu dia a dia, não tendem transmiti-la às crianças, que só vão ter contato com ela quando chegam na escola – o que muitas vezes se prova experiência nada agradável.
A importância da relação entre criança e leitura desde a primeira fase está acima de qualquer “perda de tempo”. Além do desenvolvimento criativo, que dá oportunidade aos pequenos deixares suas casas um pouco e viajarem para outros países, mundos ou dimensões – sem sair do lugar –, a leitura também ajuda no enriquecimento do vocabulário, fazendo-os conhecer novas palavras. Além da questão léxica, os livros ajudam a promover autoconhecimento, aguçar a curiosidade e reforçar o vínculo familiar.
Pensando em trazer uma lista diferenciada, sem muito do costumeiro “felizes para sempre”, mas com muita aventura, comédia misturado a temas que, de fato, trazem uma bagagem cultural e didática às crianças, o Cabana destacou os 15 melhores livros infantis de faixa etária 0 à 100 anos.
1. A cor de Coraline
Indicado em 2018 ao Prêmio Jabuti na categoria Livro Infantil e Juvenil, ele foi escrito e ilustrado por Alexandre Rampazo e publicado pela editora Rocco.
A história começa quando um amigo da escola de Coraline pede o lápis “cor de pele” emprestado. A partir disso, a curiosa menininha inicia uma reflexão sobre o que é uma cor da pele de fato, explorando a beleza da multiplicidade.
2. Hilda e o Troll
A HQ faz parte da literatura fantástica e é um sucesso dentro e fora do Brasil. Escrito e ilustrado pelo cartunista Luke Pearson, que também já trabalhou em produções como Hora de Aventura, ele foi trazido pela editora Companhia das Letras, pelo selo Quadrinhos na Cia.
O quadrinho conta sobre as aventuras de Hilda, uma menininha muito corajosa que ama ajudar animais e criaturas moradoras das montanhas, lugar onde ela também vive solitária com sua mãe.
3. Série Deltora Quest
Dividida em 3 arcos – 8 livros o primeiro, 3 o segundo e 4 o terceiro – e publicado por Emily Roda entre 2000 e 2004, a saga chegou ao Brasil em 2005 através da editora Fundamento.
Nesta série são narradas as aventuras de Lief, Barda e Jasmine para salvar o Reino de Deltora das garras do Senhor das Sombras. O livro é cheio de enigmas misteriosos, pegadinhas e jogos interativos, como quebra-cabeças e adivinhação.
4. O Yark
Escrito por dois autores – Bertrand Santin e Laurent Gapaillard – este livro infantil foi publicado pela editora Zahar em 2015.
A obra é um misto de medo, alegria e tristeza. O Yark é um bicho papão de grande porte e dentes afiadíssimos que espera devorar uma criança fofa. Uma pena que não possa ser qualquer criança, as mal educadas dão gases no pobrezinho e, como são tempos difíceis e de crianças levadas, o bicho está quase morrendo de fome.
5. O BGA
Ilustrado pelo tão famoso Quentin Blake e escrito pelo inesquecível Roald Dhal, o livro teve sua primeira publicação em 1982. Aqui no Brasil, foi impresso pela antiga Editora 34.
O livro tem Sophia como personagem principal, uma orfã que deveria estar dormindo como as outras crianças, mas como é curiosa, pula da cama para ver o que acontece na rua à noite. Dando de cara com o Bom Gigante Amigo, é sequestrada pelo mesmo e levada até a Terra dos Gigantes. Para quem não sabe, crianças inglesas são as mais apetitosas para os gigantes, portanto Sophia está correndo grande perigo.
6. O menino de vestido
Mais uma vez Quentin Blake dá as caras com um trabalho excepcional, agora com David Walliams, um autor indispensável na sua estante. Atualmente o volume está sendo publicado pela editora Intrínseca.
O enredo gira em torno da péssima vida de Dennis, que não tem mãe e possui um pai e um irmão completamente distantes, sem previsão para mudanças. O que ainda lhe dava forças era o futebol, aliás, Dennis era o melhor jogador do time de sua escola. Mas além da atividade, o menino tinha uma outra paixão em segredo, ele era louco pelos vestidos que saíam na revista VOGUE. Um dia, Lisa, que sonhava em ser estilista, descobre esse segredinho e mostra ao menino e ao próprio leitor que jamais deve-se julgar as pessoas pela aparência, muito menos pelo que vestem.
7. A vida não me assusta
Criado por Maya Angelou, Jean-Michel e Sara Jane Boyers, A vida não me assusta chegou ao Brasil em 2018 pela DarkSide Books.
Este livro de arte infantil encoraja crianças há 26 anos, por isso o resultado não poderia ser outro quando se leva em consideração a história da infância dos autores, que foi bastante problemática.
8. O triste fim do pequeno menino ostra e outras histórias
Escrito e ilustrado pelo grande cineasta Tim Burton, o livro teve sua primeira publicação em 1997. Aqui no Brasil foi trazido pela editora Girafinha.
Com ilustrações trágicas e ao mesmo tempo divertidas, esta história possui um humo muito peculiar, que puxa um pouco o lado negro existente nos corações de seus fãs. Aqui fica um convite para olhar pela perspectiva “Tim Burton” das coisas.
9. Mortina
Escrito e ilustrado por Barbara Cantini, esta obra de horror infantil foi publicada pela Companhia das Letrinhas.
Aqui tudo surge do desejo de uma zumbizinha de fazer amigos como qualquer criança. Até chegar o Halloween. A ocasião é perfeita para que ela tenha chance para brincar com as crianças da sua idade, pois durante a celebração a menina-zumbi não terá problemas algum quanto a sua aparência.
10. As bruxas
De volta ao britânico de renome quando se trata de livros infantis. Roald Dhal, acompanhado por seu mais leal ilustrador, Quentin Blake, traz uma nova história que cativa e impressiona. O livro foi publicado no Brasil pela editora Martins Fontes.
As bruxas estão à solta, mas ninguém percebe. Esqueça toda aquela aparência de arrepiar, elas se camuflam. Essa história é sobre um menino que, de tanto entrar em conflito com elas, sabe diferenciar facilmente quem é quem não é bruxa.
11. Série Diários de Pilar
Escritos por Flávia Lins e Silva, que também é roteirista, a série toda foi publicada pela editora Zahar.
Pilar é uma menininha muito aventureira que está sempre viajando pelo mundo. Consigo está sempre seu diário, onde anota e mostra aos seus leitores a diversidade que é esse mundo grandão.
12. Série Os guardiões da infância
O escritor e ilustrador desta série nada mais é que William Joyce, vencedor do Oscar em 2012 e que trabalhou em grandes produções como Toy Story e Vida de Inseto da Disney/Pixar. Ela foi impressa pelo selo Rocco pequenos leitores.
O autor pega personagens do folclore e imaginário infantil e transforma numa brilhante aventura para que nenhuma criança perca sua inocência. Dentre esses personagens são apresentados o Papai Noel, Fada dos Dentes, Coelho da Páscoa e muito mais.
13. O Dragão de Gelo
Desde 1980 aquecendo corações dos seus leitores, George R. R. Martin é o autor desta linda história primeiramente publicada pela editora Leya, agora com direitos comprados pela Suma de Letras.
Uma criatura lendária e muito temida pelo povo daquela cidade tem um encontro emocionante com Adara, a menina que nasceu no inverno mais intenso de todos os tempos. Ambos formam uma dupla encantadora, mas os encontros precisam acontecer no mais alto sigilo.
14. Os piores pirralhos do mundo
Mais uma vez trazemos de volta David Walliams com Quentin Blake para contar várias histórias muito engraçadas sobre as piores crianças do mundo numa edição com capa dura e totalmente colorida da editora Intrínseca.
Ao longo de 10 histórias divertidas e criativas, os autores criam um laço com os pequenos leitores que morrem de rir com o que cada pirralho apronta. É um livro para a família toda!
15. Sr. Bliss
Este livro pertence ao brilhante Tolkien, mais conhecido pela série O Senhor dos Anéis. Aqui no Brasil, foi publicado pela Martins Fontes, com uma edição ilustrada pelo próprio autor, capa dura e com seus manuscritos em inglês. Agora os direitos de publicação pertencem a HaperCollins.
O desastrado Sr. Bliss, conhecido pelo seu engraçado chapéu enorme e seu animal de estimação, giracoelho, compra um carro e resolve visitar seus amigos. Sua primeira saída é marcada por grandes desastres pelo caminho.