Connect with us
Bibot Bibot

Livros

Novos leitores, novas tecnologias

Criatividade é a chave para que conhecimento e diversão possam andar juntos. É assim que se prende a atenção dos mais jovens e se formam os leitores do futuro.

Publicado há

em

Como engajar adolescentes e fortalecer sua relação com a leitura e o conhecimento em um cenário de competição com TV, tablets, videogames, computadores e celulares? Se aliando a eles! 

É assim que nasceu a Bibot, uma biblioteca digital que une tecnologia e um amplo acervo literário com o objetivo de desenvolver as habilidades e competências leitoras dos alunos de Ensino Fundamental e Médio. São mais de 700 títulos, dos mais variados gêneros e assuntos, e acessível por meio de app e site

Essa solução está alinhada a um momento de transformação da educação, onde o conteúdo digital nunca foi tão importante no processo de aprendizagem”, diz Juliano Costa, vice-presidente de Produtos Educacionais para América Latina da Pearson. “Nosso projeto promove o desenvolvimento da leitura, das habilidades cognitivas dos estudantes e da autonomia. Nossa missão é estimular o processo de aprendizagem e a compreensão do mundo através de um acervo literário de qualidade”. 

Na Bibot, os alunos encontram livros de diversas editoras e autores, obras clássicas, títulos infantojuvenis e novidades da literatura do século 21. A plataforma gameficada trabalha os conteúdos dos livros por meio de atividades alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estimulando o pensamento crítico, incentivando o gosto pela leitura e promovendo um aprendizado eficaz e divertido.  

“Um dos objetivos da ação é recuperar os déficits de leitura dos estudantes, problema que foi acelerado pela pandemia com o fechamento das escolas e a falta de acesso às bibliotecas físicas”, explica Juliano. O acervo digitalizado também oferece trilhas temáticas de conhecimento e recursos da gameficação, na qual os estudantes podem competir e desafiar uns aos outros – tudo de forma muito saudável. 

Com esse modelo, a solução já está presente em cerca de 20 escolas espalhadas em estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraná. “A nossa intenção é conseguir expandir a Bibot para além das regiões sul e sudoeste, abarcando todo o Brasil”, finaliza Juliano. 

Para levar essa solução para sua escola e saber mais, acesse www.bibotdigital.com.br 

Comments