Obi-Wan-Kenobi-Ending

Por que Obi-Wan não matou Darth Vader na série?

Obi-Wan tinha a chance de acabar com Darth Vader mas recusou, vem que contamos o motivo.

Ed Rezende
Ed Rezende
Produtor, escritor nas horas vagas, administrador, editor e fundador do site CDL.
4 Min Ler
Divulgação: Este site pode conter links de afiliados, o que significa que o Cabana do Leitor pode ganhar uma comissão se você clicar no link e fizer uma compra. O Cabana apenas recomenda produtos ou serviços que usamos pessoalmente e que acreditamos que agregarão valor aos nossos leitores. Seu apoio é apreciado!

A série Obi-Wan Kenobi trouxe dois confrontos diretos entre Darth Vader e seu antigo mestre Obi-Wan, porém na última batalha o jedi se mostra superior, mas não dar fim a Vader, afinal tem alguma explicação pra isso?

- Anúncios -

Você pode dizer que “obvio que ele não iria matar, pois ambos estão na trilogia inicial de Star Wars” mas existe uma explicação melhor para isso, e mais completa dada pelo site ComicBook. Na verdade, o mestre Obi-Wan entendeu que a morte, a guerra e a destruição não é um bom jeito de um Jedi lidar com a vida.

A única protagonista cujo destino foi incerto ao longo dos seis episódios da série foi Reva (Moses Ingram). Como Kenobi (Ewan McGregor) e Darth Vader (Hayden Christensen) não poderiam ser mortos na série, muitos se perguntaram como seria o confronto final. Felizmente, tudo se encaixou muito bem, mas se você ainda está confuso sobre por que o Jedi deixaria Vader viver no contexto da história, vamos explicar abaixo.

- Anúncios -

Vader e Obi-Wan têm uma batalha épica de sabres ao longo do episódio, mas o mestre Jedi sai vitorioso quando dá um duro golpe no capacete de Vader. Obi-Wan diz em lágrimas: “Sinto muito, Anakin. Por tudo isso”, e Vader responde: “Eu não sou seu fracasso, Obi-Wan. Você não matou Anakin Skywalker. Eu matei.” Vader então ameaça Obi-Wan ainda mais, mas o Jedi finalmente percebe que seu amigo realmente se foi e vai embora. 

Obi-Wan Kenobi
Por Que Obi-Wan Não Matou Darth Vader Na Série? 1

Apesar do fato de Obi-Wan ter aceitado que Anakin se foi, matar não é o jeito Jedi. Se você pensar em Star Wars: A Vingança dos Sith, Anakin mata o Conde Dookan (Christopher Lee) a mando de Palpatine (Ian McDiarmid), mas não antes de argumentar que ele deveria ser julgado. 

- Anúncios -

Mais tarde, Mace Windu (Samuel L. Jackson) tenta matar Palpatine, e Anakin usa o mesmo argumento, mas Mace tenta matar o Lorde Sith de qualquer maneira, e é aí que as coisas pioram para todos os Jedi.

Obi-Wan escolhe a misericórdia com Vader como meio de trazer paz a si mesmo. Ele já achava que havia matado Anakin uma vez após a batalha em Mustafar, e os próximos dez anos foram bastante sombrios para os Jedi. Na verdade, dando a misericordia a Vader que ele finalmente viu o fantasma da Força de seu antigo mestre, Qui-Gon Jinn (Liam Neeson), que diz: “Eu sempre estive aqui Obi-Wan. Você simplesmente não estava pronto.”

Afastar-se de Vader também reflete a história de Reva, que procura o jovem Luke Skywalker (Grant Feely) no episódio com a esperança de se vingar de Vader por matar seus amigos jovens no Templo Jedi todos esses anos atrás. Ela acaba poupando Luke e o devolve para sua família.

- Anúncios -
https://www.youtube.com/watch?v=1xNzPbPbwJ0

Obi-Wan Kenobi foi um grande sucesso no Disney+ e ainda não está claro se volta para uma segunda temporada.

Compartilhe este artigo
Seguir
Produtor, escritor nas horas vagas, administrador, editor e fundador do site CDL.