Connect with us

cinema

Watchmen – O melhor filme de quadrinhos? O que dizem os críticos?

Nomes importantes da crítica nacional e internacional de cultura pop falam sobre o longa.

Edi

Published

on

Em 2009 foi lançado o longa Watchmen nos cinemas, adaptação da obra de Alan Moore e David Gibbons, pelas mãos do diretor Zack Snyder.

Em uma época que a internet não tinha tanta força e as opiniões ficavam restritas a uma bolha, a produção foi tida por muitos como o melhor filme – baseado em uma história em quadrinhos – já realizado até então. Mas será mesmo?

Assim, o CDL convidou alguns dos grandes nomes da crítica nacional e internacional, fãs e influenciadores, para falarem sobre seus sentimentos em relação a Watchmen, mais de 10 anos após seu lançamento.

“Watchmen é um dos melhores filmes de quadrinhos. Ele tem seus problemas narrativos, principalmente no final. Aquela modificação colocando o Dr Manhattan como o ‘vilão’, talvez desse o mesmo resultado. Mas visualmente, ele é maravilhoso, ninguém pode negar que Zack Snyder sabe fazer visualmente uma história…

Watchmen é um dos melhores filmes de quadrinhos já feito…”

Carlos Voltor – Crítico de cinema e cineasta

Pra mim ainda é um dos melhores filmes de quadrinhos já produzidos. O filme é lindo e muito bem feito.” – Carlos Voltor, cineasta, crítico de cinema, roteirista e membro do NerdCast.


“Watchmen eu enxergo como uma boa adaptação de quadrinhos, um pouco verborrágico e preso demais ao material original, como é com 300 – muito declamativa, pouco cuidado na transição entre as linguagens no referente ao texto falado – mas o estilo cinético dele (Zack Snyder) adapta bem o outro aspecto visual dos quadrinhos, e ele é feliz em mudar o final – ficou melhor que na HQ – e em fugir de algumas subtramas e narrativas que nao caberiam ali…

“O final do filme ficou melhor que na HQ”

Andre Gordirro – Jornalista, crítico de cinema, tradutor, escritor e radialista.

Ele criou um estilo cinético próprio, ainda que derivado um pouco de Matrix, mas que, assim como Matrix, foi tão copiado (e até pelo próprio Snyder) que ficou caricato – vide o uso em Mulher-Maravilha.” – Andre Gordirro, jornalista especializado em cinema, tradutor, escritor e apresentador do programa Geek Mix na rádio FM Rio 102,1.


“Eu acho que Watchmen um dos maiores filmes de quadrinhos já feitos, então sim… eu considero Watchmen uma obra-prima do gênero de filmes de quadrinhos, é espetacular e eu acho que é o maior filme de Zack Snyder. Eu sou um grande fã do trabalho de Snyder em geral, eu gostei ou amei todos os filmes que ele fez até agora, e acredito que Watchmen continuará a ser uma grande obra de arte de todos os tempos do gênero de super-heróis / filmes de quadrinhos…

“…Sim, eu considero Watchmen uma obra-prima do gênero de filmes de quadrinhos”

Mark Hughes – Revista Forbes

Watchmen foi considerado impossível de se adaptar. Cineastas como Terry Gilliam tentaram e decidiram que não poderiam fazê-lo. A história em quadrinhos original de Alan Moore é considerada um clássico icônico na história dos quadrinhos, a partir de uma era que revitalizou os quadrinhos e popularizou-os como uma forma de arte séria e válida…

Para adaptar uma história em quadrinhos tão amada e histórica, depois que outros cineastas aclamados não conseguiram realizá-la e muitos achavam que era impossível fazê-lo, isso faz com que Watchmen de Snyder seja ainda mais impressionante. E o fato de que realmente encontrou maneiras de melhorar o quadrinho, e fortaleceu ainda mais os temas da história, é mais uma prova do poder e importância da adaptação cinematográfica de Snyder.” – Mark Hughes, colunista e crítico de cinema da revista Forbes.


“Uma comunhão perfeita do fantástico com a solenidade típica do Snyder”

Otavio Ugá – Ator, diretor e crítico de cinema no Canal Super 8

“Eu gostei muito de Watchmen, Snyder conseguiu adaptar de uma forma muito visionária. Desde efeitos, elenco, roteiro, tudo ficou muito bem feito…

“A adaptação ficou de uma forma muito visionária…”

Lucas Marçal – Dono da Pagina DCnautas

Eu não tenho uma visão muito critica sobre filmes, mas Watchmen com certeza é subestimado academicamente.” – Lucas Marçal, editor da página no Facebook DCnautas.


Como podem ver, a adaptação de Watchmen para o cinema é considerado por muitos como algo único na história do gênero e, porque não pontuar, uma obra-prima da sétima arte.

E você, o quê acha de Watchmen?

Advertisement
Comments

cinema

Minha mãe é uma peça 3 se torna a maior bilheteria do cinema nacional

O longa superou a arrecadação em bilheterias de Nada a Perder.

Mariana Franco

Published

on

O novo longa estrelado por Paulo Gustavo vem colecionando marcas incríveis desde a sua estreia no último dia 26 superando a bilheteria diária de Frozen 2 e Star Wars: A ascensão Skywalker.

A mais nova marca atingida pelo longa é a de maior arrecadação na história do cinema brasileiro, alcançando no último final de semana R$ 143 milhões arrecadados em bilheteria, a comédia dirigida por Susana Garcia superou o longa Nada a Perder, cinebiografia de Edir Macedo que arrecadou R$138 milhões.

Na sequência Dona Hermínia (Paulo Gustavo) deve lidar com o fato de que sua família vai crescer, já que sua filha Marcelina (Mariana Xavier) está grávida, e seu filho Juliano (Rodrigo Pandolfo) vai se casar, o filme promete emoção e muitas risadas.

Minha mãe é uma peça 3 está em cartaz nos cinemas.

Continue Reading

cinema

Capitã Marvel 2 tem possível data de lançamento divulgada

Com promessa de estreia em 2022 o longa ainda está a procura de um diretor ou diretora para a sequência.

Daiane de Mário

Published

on

Capitã Marvel 2 está oficialmente sendo desenvolvido pela Marvel Studios, com Megan McDonnell, responsável pela série do Disney+ WandaVision, em negociações para escrever a sequência.

Segundo o THR, a Marvel encontra-se à procura de um cineasta para ficar a cargo do filme, com o objetivo de o estrear em 2022, ao que tudo indica, a história vai passar para o presente em vez dos anos 90, como foi mostrado no primeiro filme da Capitã Marvel.

Fontes indicam ainda que Anna Boden e Ryan Fleck, responsáveis pela realização do filme de 2019 não vão regressar mas “encontram-se em conversações para permanecer no Universo Cinemático da Marvel, na possibilidade de dirigirem uma série para o Disney+.”

Capitã Marvel 2 ainda não possui data de estreia.

Continue Reading

cinema

P.S. Ainda amo você tem trailer final divulgado pela Netflix

Lona estreia mundialmente na Netflix dia 12 de fevereiro.

Daiane de Mário

Published

on

É um novo ano. Lara Jean (Lana Condor) e Peter (Noah Centineo) finalmente pararam de fingir que são um casal e se tornaram um casal DE VERDADE! E em meio às novas descobertas com Peter – o primeiro beijo de verdade, o primeiro encontro de verdade ou o primeiro Dia dos Namorados –, Lara Jean pode contar com Kitty (Anna Cathcart), Margot (Janel Parrish), Chris (Madeleine Arthur) e uma nova e inesperada confidente, Stormy (Holland Taylor), para entender melhor essa nova fase da vida em que precisa conciliar o namoro e a busca pela própria identidade. E para complicar ainda mais as coisas, um outro destinatário de suas cartas reaparece e Lara Jean terá que enfrentar seu primeiro grande dilema: é possível amar dois garotos ao mesmo tempo?

Estrelado por Lana Condor, Noah Centineo, Jordan Fisher, Anna Cathcart, Janel Parrish, John Corbett, Sarayu Blue, Ross Butler, Madeleine Arthur, Emilija Baranc, Trezzo Mahoro e Holland Taylor

Baseado em P.S. ainda amo você, o bestseller para jovens adultos #1 da lista de mais vendidos do New York Times.

P.S. Ainda amo você estreia dia 12 de fevereiro na Netflix.

Continue Reading

Parceiros Editorias

error: Conteúdo Protegido