tutz

Entrevistamos Tutsz, mid da campeã do primeiro split do CBLoL 2020

Em entrevista exclusiva, Tutsz diz que a KaBuM estava com problemas de comunicação no começo e quando isso se resolveu, os jogos tiveram outra cara.

Alexia Menezes
Alexia Menezes
Editora de esports e jornalista do Cabana, redatora da Sakuras Esports, streamer, main Xayah e apaixonada por League.
7 Min Ler
Divulgação: Este site pode conter links de afiliados, o que significa que o Cabana do Leitor pode ganhar uma comissão se você clicar no link e fizer uma compra. O Cabana apenas recomenda produtos ou serviços que usamos pessoalmente e que acreditamos que agregarão valor aos nossos leitores. Seu apoio é apreciado!

Entrevista conduzida e realizada por Letícia Carvalho.

No último sábado aconteceu a final do primeiro split do CBLoL 2020 e a KaBuM e-Sports foi a grande campeã.

- Anúncios -

Conversamos com o jogador Arthur “TUTSZ” Machado um pouquinho sobre como foi a trajetória dele e do time num geral, nos altos e baixos da KaBuM que vieram de um começo ruim para a vitória do campeonato.

Cabana do Leitor: Como foi jogar em um ambiente fechado? Você acha que isso colaborou com o desempenho da equipe ou tornou as coisas mais difíceis?

Acredito que sim, jogar em um ambiente fechado ajuda a gente bastante. Acho que talvez se não fosse assim o resultado poderia ser diferente porque é um certo conforto jogar de casa, então sem essas pausas e sem o online não seria a mesma coisa.

- Anúncios -

Cabana do Leitor: Você diria que vocês da KaBuM no geral trouxeram alguma lição ou algum ensinamento diferente por causa desse momento de campeonato em casa? E você acha que tem algo que você gostaria de expor dessa diferença que você gostaria que se tornasse um padrão no CBLoL?

O senso de união que tivemos para a final do campeonato. Vou levar isso pra minha vida, porque pode estar tudo difícil com o time mas a gente vai sempre conseguir dar a volta por cima, nunca desistir.

- Anúncios -

Cabana do Leitor: E resumindo em uma palavra, qual foi o maior desafio durante todo esse percurso de derrotas, vitórias e da volta por cima?

Mental, no sentido de manter nossa cabeça no lugar e saber que ainda não acabou.

Cabana do Leitor: Como vocês fizeram acontecer a comunicação dentro do jogo, tendo jogadores estrangeiros? Dificultou um pouco na questão de execução de jogadas súbitas ou foi tranquilo, vocês já tinham isso bem planejado?

- Anúncios -

Acho que no começo nos tivemos um pouco de dificuldade mas não por eles serem coreanos, acho que nossa comunicação no geral estava fraca e boa parcela dessa culpa é minha, eu era um jogador muito novato e não tinha tanta experiência em como falar ou o que falar, então eu pelo menos tive uma boa evolução nesse aspecto e acho que conforme a gente foi ganhando jogos, os coreanos foram se soltando também e conversando mais, ou até nos treinos e nos reviews. Então no geral a evolução como um time foi ideal para nossa comunicação. E sempre foi tudo em inglês, as vezes os coreanos falavam entre eles em coreano e as vezes a gente falava entre nós em português, mas a gente evita muito.

Cabana do Leitor: Você se imaginava conseguindo alcançar a final do CBLoL, dado o ínicio meio conturbado da KaBuM? Como você se sente agora com essa vitória no colo pra você e sua equipe?

No começo eu não esperava, na verdade, antes do começo do split eu esperava sim, acho que a gente tava indo muito bem nos treinos e estávamos muito confiantes e em tese eramos um time muito bom. Mas quando começou a acontecer problemas que não ocorriam nos treinos e erros bobos, não mais. E eu to muito orgulhoso de todo mundo aqui, dessa volta por cima, mas a resposta é não, eu não esperava estar na final depois de perder os quatro primeiros jogos.

Cabana do Leitor: Como funciona a cobrança em cima de vocês pela KaBuM? Vocês chegaram a comentar na entrevista coletiva que eles conseguem medir a pressão em vocês, mas eles pedem coisas específicas ou focam mais em treino?

- Anúncios -

Não acredito que eles peçam algo especifico, acredito que seja mais a pressão que só ta no ar e você sabe que tem uma organização muito grande atrás de você e que você não joga só por si mesmo e sim por milhares de fãs e da organização em si, e eles sempre nos apoiaram quando a gente precisou deles, acho que é uma troca e no fim deu tudo certo.

Cabana do Leitor: E você se orgulha do desempenho de vocês no geral, apesar dos solavancos do início do split até agora?

- Anúncios -

Eu já sabia que a KaBuM era capaz de voltar pro jogo, porém quando a gente começou no CBLoL eu me senti um pouco desconfortável em ser muito agressivo as vezes ou em geral, não era tão confiante. Mas com o passar do tempo, conforme a gente foi se soltando e depois das 6 vitórias eu me senti muito melhor e muito mais confiante pra fazer qualquer jogada e confiante no meu time também.

Cabana do Leitor: E quais os planos a partir de agora, para nova etapa? Vocês vão dar um descanso ou vão continuar treinando violentamente, tem planos de mudar táticas de jogo?

Primeiro a gente tem que ver como vai ficar a lineup mesmo né, não sabemos quem vai continuar ou sair, tem toda uma questão contratual envolvida, e nesse meio tempo nós vamos dar uma pausa, acho que foi um split muito longo por causa dessas “pausas” que aconteceram então a gente precisa desse descanso, mas assim que tiver data pro segundo split, a gente já deve voltar treinando com tudo e não deixar acontecer o que aconteceu nesse split.

Cabana do Leitor: Você pretende ficar na KaBuM, por escolha sua, você gosta do time?

- Anúncios -

Com certeza, foi uma organização que me abraçou muito. Me deu oportunidade com 17 anos que é uma coisa muito rara, ainda mais pro CBLoL, então é uma org que eu já tenho muito orgulho e muito carinho.

Tutsz foi MVP na primeira partida com seu Azir na final e teve um ótimo desempenho nos jogos.

Quer saber como foi a final intensa entre a KaBuM e o Flamengo? Eu Da uma olhada aqui no Cabana!

- Anúncios -

Leia Mais

Compartilhe este artigo