Não é todo mundo que se aventura nos caminhos do horror, afinal muitos não querem dar asas à imaginação no cair da noite, não é? Contudo, há quem se divirta com a situação, sentindo prazer no medo, no arrepio.
A listagem abaixo é para quem é curioso e não conhece muito sobre o mundo espiritual, para quem deseja conhecer os mestres do gênero, para quem gosta dos clássicos e também para quem quer conhecer algo novo… enfim, é para todos aqueles que tem coração forte e não se importam com aquela sombrinha que se mexe na frestinha de sua porta às três da manhã. Agora vocês estão por sua conta e risco… Boa Sorte!
1. Hellraiser
É um dos contos de Clive Barker que foi publicado pela primeira vez em 1986. Aqui no Brasil foi impresso pela DarkSide Books em uma edição linda, de capa dura e material que lembra o couro.
O livro conta a história de Frank Cotton, um homem egoísta que buscava novos tipos de prazeres carnais, pois, segundo ele, já teria experimentado todos que existiam. Ao escutar sobre a configuração dos Lemarchand, uma antiga caixa quebra-cabeça, que diziam abrir portas para uma outra dimensão no intuito dos prazeres, o homem curioso consegue o objeto e o desvenda. Para sua surpresa, em vez de lindas mulheres, o que sai da caixa são os Cenobitas, membros de uma ordem religiosa que cultua o sadomasoquismo.
2. O Exorcista
O romance aterrorizante que deu origem ao filme que traumatiza fãs até hoje foi escrito por William Peter Blatty, com sua primeira publicação em 1971. No Brasil, será relançado este mês pela editora Harper Collins, numa edição especial de capa dura e corte de folha verde.
O livro conta a história da trajetória da possessão de Regan MacNeil, uma menina de apenas 12 anos. Há quem afirme que o romance foi baseado em outro livro chamado Exorcismo, que conta a história do primeiro ato documentado do seu início.
3. Exorcismo
Escrito pelo jornalista Thomas B. Allen, esta é a obra real que, ao que tudo indica, serviu de inspiração para o fenômeno cinematográfico O Exorcista. Seu lançamento no Brasil foi feito pela DarkSide Books em 2016, numa edição que merece prestígio pela capa dura, relevo na cruz e, ao abrir, surpresa! Um tabuleiro OUIJA.
A história é passada em 1949, acontecendo dessa vez com um jovem de 14 anos chamado Robert Mannhein que brincava com seu tabuleiro OUIJA dado por sua tia de presente.
4. Série Ed & Lorraine Warren
A trilogia conta os casos mais horripilantes que o casal já enfrentou. É mais um caso real publicado aqui no Brasil pela editora DarkSide Books direto de seus arquivos sobrenaturais.
Gerald Brittle, autor dessa obra, teve acesso especial aos documentos oficiais do casal, os quais incluem relato de poltergeist, casas assombradas e possessões demoníacas.
5. It – A coisa
Uma das obras mais famosas do Rei Stephen King, que foi publicada em 1981 e trazida para o Brasil só em 2014 pela SUMA, selo fantástico da Companhia das Letras.
As férias de Bill, Mike, Richie, Stan, Eddie, Ben e Beverly na cidade de Derry não foram as mesmas desde aquele verão, a primeira vez que viram o medo de perto sendo obrigados a enfrentar A Coisa. Vinte e sete anos depois daquilo, Mike, único ainda na cidade, avisa que o maligno voltou e ambos precisam acabar definitivamente com isso.
6. Edgar Allan Poe: Medo clássico 1 e 2
A DarkSide Books traz duas edições com o melhor do Medo Clássico em capa dura e detalhes dourados. A homenagem ao mestre do horror não poderia ser mais grandiosa sem a ajuda de Marcia Heloisa, tradutora, e Ramon Rodrigues, dono das xilogravuras encontradas durante os contos.
7. Lovecraft: Medo Clássico Vol.1
Aos adoradores do terror cósmico de H.P. Lovecraft, reconhecido como o sucessor de Edgar Allan Poe, a edição Miskatonic da DarkSide Books está incrível! Dentro do volume , além de contos, foram selecionados pelo historiador Clemente Penna, da Brown University, documentos e cartas escritos pelo autor. A obra conta com a tradução de Roman Mapa e a ilustração de Walter Pax.
8. O bebê de Rosemary
Escrito por Ira Levin em 1969, o romance foi publicado no Brasil pela editora Amarilys. A história começa quando Rosemary e seu marido, o ator Guy, se mudam para um bairro onde aconteceram macabros incidentes ao longo da história. Tudo na vida do casal vai muito bem até a gravidez de Rosemary, que é quando seus vizinhos começam a tratá-la de maneira diferente.
9. O Iluminado
Mais um clássico de Stephen King, seu primeiro best-seller, publicado aqui pela editora Suma. O romance de horror lançado originalmente em 1977 fala sobre Jack Torrance, um escritor aspirante e alcoólatra em recuperação que aceita o emprego de zelador no Hotel Overlook. Junto à sua esposa e seu filho Danny, o homem se muda para seu novo emprego, mas o que ele não sabe é que forças sobrenaturais que rondam o lugar estão preparadas para brincar com seu psicológico.
Doutor Sono, a sequência de O Iluminado, também foi publicado pela Suma (2014) e recentemente foi adaptado para o cinema. A estreia do filme está prevista para 8 de novembro.
10. HEX
Primeiro livro de Thomas Olde Heuvelt, um grande sucesso mundial. Hex veio para DarkSide Books mostrar que nem só de clássicos vive o gênero horror.
Abastecido da própria cultura holandesa, o livro conta a história do fardo dos habitantes de um pequeno vilarejo chamado Black Spring. Pequeno lugar, grandes segredos. Todos sabem que não se mexe com a bruxa. Não é à toa que seus olhos estão costurados e seus braços acorrentados.
11. 1977 – Enfield: Relatos sobrenaturais
Publicado em 2017 pela DarkSide Books, foi escrito por Guy Lyon Playfair, especialista em mediunidade.
A casa localizada no subúrbio de Londres, Green Street, n°284, desperta o medo e curiosidade a mais de 40 anos. Neste livro seguem relatos dos fenômenos paranormais que deixaram uma família em pânico. Essa é mais uma história baseada em fatos reais.
13. Medicina dos Horrores
Contada por Lindsey Fizharris e publicada pela editora Intrínseca, o livro trata da história da cirurgia desde sua primeira aparição em XIX.
A autora transporta os leitores para anfiteatros lotados de curiosos para ver as primeiras operações, executadas sem higiene básica e em lugares abafados numa época em que era mais fácil sobreviver à guerra que à medicina.
13. O diário de Jack, o Estripador
Shirley Harrison analisa os conteúdos do diário do próprio serial killer e revela fotos das vítimas, mapas e textos em uma edição de luxo com capa dura republicada pela editora Universo dos Livros.
O Diário de Jack, o Estripador é uma investigação sobre a legitimidade tanto do diário de James Maybrick quanto o seu relógio, que foi encontrado com os dizeres “I am Jack” gravados no tampo externo.
14. O lado sombrio do Sítio
Organizado por Felipe S. Mendes e André Vianco, o Lado sombrio do Sítio traz diversos autores brasileiros para mostrar um outro lado do mágico Sítio do Picapau Amarelo. A antologia foi lançada em agosto desse ano pela Lura Editorial e teve sessão de autógrafos na 19ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
15. Bom dia, Verônica
O livro foi republicado de capa nova contendo pela primeira vez o nome dos autores reais da obra após a revelação da identidade por trás de Andrea Killmore em plena Bienal do Livro Rio 2019. Bom dia, Verônica é mais um sucesso de edição da DarkSide Books. Ele foi escrito por Ilana Casoy e Raphael Montes.
A história gira em torno de Verônica Torres, que é escrivã da polícia, mas que acaba enveredando uma investigação no que era para ser um dia comum. Contudo ele muda de figura devido a dois acontecimentos inesperados. Primeiro o suicídio presenciado por ela e em seguida a ligação de uma mulher implorando pela vida. Verônica agarra os dois casos, mas a investigação começa a sair de seu controle e a deixa cara a cara com o pior lado do homem.