Connect with us
Fernanda Fernandes

Published

on

Melancólico e misterioso, o filme dirigido e roteirizado por Rian Johnson – conhecido por Star Wars: Os últimos Jedi – foi um dos indicados ao prêmio de Melhor Roteiro Original do Oscar 2020. “Entre Facas e Segredos” em um primeiro momento se trata de um filme de mistério acerca da família Thrombey. Ricos, problemáticos e cheio de segredos que podem ser mais perigosos do que imaginam. Um dos pontos mais interessantes do filme é como ele te entrega rapidamente o final da história sem retirar o fator surpresa do espectador.

A trama inicia quando Harlan Thrombey (Christopher Plummer), milionário e escritor de romances criminais, é encontrado morto em seu escritório por Fran (Edi Patterson), a governanta da grande e afastada mansão do personagem. No entanto, toda a família Thrombey havia sido reunida na casa para a comemoração do aniversário de 85 anos de Harlan, na noite anterior ao falecimento dele. Deste momento em diante, toda a família é interrogada pelo detetive tenente Elliot (Lakeith Stanfield) e o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig), este contratado anonimamente. As suspeitas são de suicídio do personagem e uma reconstituição da noite anterior começa a ser feita. É neste momento que os personagens são apresentados.

Vale destacar que o longa-metragem conta com um elenco vasto e que entrega bem os personagens da trama. 

Harlan tem três filhos: Linda, Walter e Neil, o último faleceu alguns anos antes do pai. Linda (Jaime Lee Curtis) é casada com Richard Drysdale (Don Jonhson) e os dois são pais de Hugh Ramson (Chris Evans). Walter Thrombey (Michael Shannon) casou-se com Donna Thrombey (Riki Lindhome) e são pais de Jacob Thrombey (Jaeden Lieberher). Enquanto, Neil casou-se com Joni Thrombey (Toni Collette) e tiveram uma filha chamada Megan – ou Meg (Katherine Langford). Joni e Meg permaneceram próximas da família. Cada um deles depende de alguma forma da fortuna do Harlan, seja Linda e Richard por conta do investimento para que construíssem a empresa imobiliária que cuidam juntos. Walter comanda a editora dos livros do pai, a Blood Like Wine. Harlan pagava a faculdade da filha de Joni. Ransom tinha a vida bancada pelo dinheiro do Harlan.

Nos últimos anos, Harlan contratou Marta Cabrera (Ana de Armas) para ser cuidadora dele, o que acabou os tornando amigos também, já que ele era solitário. Ela também é interrogada pelos detetives Elliot e Blanc e o que mais traz um ar interessante a personagem é que ao mentir, a garota literalmente vomita. Ou seja, ela é praticamente obrigada a contar a verdade o que a torna interessante para Elliot e Blanc. Então, ela acaba revelando de alguma forma os segredos, já percebidos por Blanc durante os interrogatórios, da família Thrombey. Exceto Ransom, que não compareceu. Richard estava traindo Linda, Joni recebia o dobro do dinheiro para a faculdade da filha e vivia às custas de Harlan e Walter vivia discutindo com o pai para tornar vender os direitos dos livros para produção de filmes e séries. 

Conforme a noite da festa é reconstituída, nota-se que Harlan pretendia “cortar as asas”, nas palavras dele, de todos. Ele demitiria Walter, cortaria os pagamentos para Joni e Meg e contaria para Linda sobre a traição do esposo. Porém, ele não contaria a eles sobre a mudança em seu testamento de óbito, no qual deixaria tudo para Marta. Ransom estava lá naquela noite e na discussão com Harlan descobriu sobre o testamento, o que o enfureceu.

O mais interessante é que Marta será a primeira suspeita do crime, já que, antes de ir embora, ela acidentalmente trocou as medicações de Harlan e a dose de morfina dada a ele era fatal. Infelizmente, ela não encontra o antídoto e o velho a faz fugir dali, na intenção de salvar ela e a família – imigrantes ilegais –  da prisão e de serem deportados. 

No final, é descoberto o verdadeiro responsável pela tentativa de homicídio de Harlan e Marta não havia cometido crime algum. Ransom, em sua raiva e ganância, pega o antídoto da bolsa médica de Marta e troca o conteúdo dos frascos da medicação. Logo, quando Marta os troca novamente ela está dando as doses certas da medicação e Harlan não morreria, se não fosse o corte que ele mesmo faz na carótida para provar a tese de suicídio e livrar a jovem do julgamento. 

O ápice da trama só se apresenta quando a família Thrombey descobre que Harlan deixou tudo para Marta e tentam coagir a garota a renunciar a herança. Em diversos flashbacks da família Thrombey, surgem muitos comentários xenofóbicos e preconceituosos com a garota. Joni e Meg são as únicas que buscam entender melhor a realidade de Cabrera, embora, acabaram coagindo-a também. 

É possível sentir no ato de Harlan deixar a herança para Marta uma tentativa de reparação histórica e uma crítica a má distribuição de renda existente no mundo. Principalmente quando a maior parte dos xingamentos direcionados a ela pela família dele envolvem a nacionalidade da personagem. Dessa forma, a obra também satiriza a figura dos ricos com este comportamento bastante forçado e agressivo vindo deles de “não tirar o que sempre pertenceu a eles”. 

Historicamente falando, eles tiraram o que pertencia a ela anos atrás durante a colonização por exemplo. Há um paralelo aqui, com o filme Parasita do diretor Bong Joon-Ho, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2020, que é o comportamento parasitário que os personagens da família apresentam em relação ao Harlan Thrombey. Ainda mais quando se consideram livres e bem sucedidos por conta própria, o que não é real. A partir disso, há uma relação deste comportamento com o conceito de meritocracia por conta da crença de conseguir ser bem sucedido, mas não reparar que é por causa de diversos fatores conspirando para isso. 

A cena final traz um dos momentos mais marcantes da história, Marta na varanda da casa segurando a xícara de Harlan com a seguinte frase: Minha casa, minhas regras, meu café; com toda a família Thrombey a encarando do lado de fora. Trazendo uma retomada do que antes foi tirado dos ancestrais dela metaforicamente e que deve ser redistribuído.

Advertisement
Comments

cinema

Resident Evil: Infinite Darkness | Netflix libera trailer de novo projeto

Parece que liberaram o trailer de um novo projeto de Resident Evil antes do tempo.

Avatar

Published

on

By

Parece que a Netflix Portugal deixou escapar um novo projeto de Resident Evil. Não, não parece ser aquele filme live action que está supostamente em andamento. Este parece ser um filme animado em CG ou série sobre alguns personagens familiares explorando uma casa assustadora. 

A conta do Twitter do braço português do gigante do streaming postou um trailer que mostra o nome: Resident Evil: Infinite Darkness.

Ao assistir ao trailer imediatamente é revelado alguns fatos atraentes sobre o que quer que seja Resident Evil: Infinite Darkness. Por um lado, parece que Claire Redfield retorna como a estrela desta série. Embora não haja diálogo para confirmar como tal, a personagem que os espectadores são apresentados usa sua jaqueta vermelha e rabo de cavalo. 

A segunda metade do trailer parece sugerir que Infinite Darkness vai se conectar com a história atual de Resident Evil 7 e 8.

Resident Evil: Infinite Darkness estreia em 2021.

Continue Reading

cinema

Mulher-Maravilha 1984 | Comercial de maquiagem traz cenas inéditas do filme

Mulher-Maravilha 1984 ganhou algumas novas imagens em um comercial de maquiagem.

Davi Alencar

Published

on

Um dos lançamentos mais aguardados de 2020 que vem sofrendo com diversos adiamentos, Mulher-Maravilha 1984, ganhou algumas novas imagens em um comercial de maquiagem.

A propaganda da marca Revlon destaca a qualidade do produto utilizado em set. Mas algumas das cenas eram inéditas até então. O teaser destaca bem a estética oitentista adotada pelo filme e ressalta o trabalho de Patty Jenkins na direção.Mulher-Maravilha 1984 traz Diana (Gal Gadot) de volta para enfrentar a enorme e mortal conspiração do empresário Max (Pedro Pascal). Junto disso, a heroína ainda terá de vencer a nova e misteriosa Mulher-Leopardo (Kristen Wiig). Será que ela pode deter o colapso mundial sozinha?

Bom, essa pergunta só será respondida em 24 de dezembro quando o filme chega nas telonas aqui do Brasil.

Continue Reading

cinema

Avatar 2 | Fotos do set mostram elenco humano do filme

A tão aguardada sequência de Avatar, começa a ganhar forma

Davi Alencar

Published

on

A tão aguardada sequência de Avatar, começa a ganhar forma. Depois de ter sido destronado pelo sucesso avassalador de Vingadores: Ultimato, James Cameron parece voltar com tudo com uma série de produções para os anos seguintes.

Avatar 2 está sendo gravado na Nova Zelândia e algumas fotos do set mostram o elenco humano junto de algumas batalhas militares.

O filme irá começar exatamente de onde seu predecessor parou. Com Jake (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana) começando uma família em Pandora a ameaça humana chega mais uma vez para atacá-los. As fotos do set têm sido liberadas bem metodicamente para criar a antecipação para o filme.

Inclusive, essas fotos vem do Instagram de Jon Landau, produtor veterano vencedor do Oscar por Titanic. Até então as prévias só tinham se focado em captura de movimento e uma grande quantidade de trabalho debaixo d’água, mas agora voltaram para a terra firme.

O filme contará com novas estrelas no elenco. Edie Falco (CopLand) e Michelle Yeoh (Guardiões da Galáxia) serão dois novos humanos e Kate Winslet (Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças e Titanic) interpretará a nova Na’vi Ronal. Sigourney Weaver e Stephen Lang também são dois nomes que podem pipocar nas telas mesmo com a aparente morte de seus personagens no primeiro filme.

Depois de um breve atraso, Avatar 2 tem estreia marcada para 16 de novembro de 2022.

Continue Reading

Parceiros Editorias