Já faz tempo que falo sobre algumas coisas do Zack Snyder aqui, mas meu último artigo foi justamente uma espécie de carta de despedida ao diretor do DCU que agora é DCEU de James Gunn, neste artigo eu justamente disse que os fãs do diretor “Lutaram o bom combate” e agora nos resta as suas obras já feitas e as por vir na Netflix, mas um grupo de ódio nas redes sociais, em grupos e até mesmo influenciadores de cultura pop por algum motivo psiquiátrico talvez não conseguem esquecer o homem.
Aquele belo sorriso, quem diria, iria encantar não apenas um grupo de fãs muito unidos, mas também iria gerar uma onda de ódio inesgotável. A maioria dos fãs do diretor estão satisfeitas com os novos rumos e com a Liga da Justiça de Zack Snyder lançada para a HBO Max com mais de 70% de aprovação no Rotten Tomatoes depois de 300 críticas contabilizadas, sendo assim não pedem mais sequer continuação dos seus filmes na Warner, assim como James Wan não deve mais estar ligado ao estúdio, e antes dele Christopher Nolan também já havia dado adeus a tudo o que a Warner representa do ponto de vista dos criativos.
Ou seja, a “fuga” de criativos da Warner é algo que está rolando e não apenas porque Zack Snyder não tem mais espaço por lá.
Apesar de todos terem seguido seu caminho, tanto Zack Snyder como seus fãs, alguns ainda parecem estar em pleno surto psicótico de ataques ao diretor, em uma perseguição implacável, se Zack Snyder fosse uma mulher a perseguição seria pior. Os ataques nem são sequer direcionados ao trabalho dele, mas sim a ele mesmo, tudo o que Zack Snyder faz, todos os seus filmes, projetos, a sua própria existência é motivo de qualquer tipo de ataques, muitos até pessoais.
Tivemos muitos filmes ruins de quadrinhos sendo lançados, mas o ódio inesgotável ao Snyder é único. Alguns influenciadores simplesmente não comentaram sobre as acusações de assédio de racismo e assédio moral e misoginia atribuídas a Joss Whedon, confirmadas por Jason Momoa, Gal Gadot e Ray Fisher, mas GRITAM AOS QUATRO VENTOS, “ZACK SNYDER…”, mas na outra semana dizem “VIDAS PRETAS IMPORTAM” “MULHERES SE ENPONDEREM…” tenham seu racismo, tenham seu preconceito, tenham seu ódio, mas sejam coerentes, vocês odeiam mais um diretor do que racismo, misoginia e assédio moral e antes fosse que eu estivesse falando de perfis conservadores, não, ao menos eles não são hipócritas porque assumem mesmo o que são apesar de não se darem os adjetivos corretos.
Até mesmo o ator Zachary Levy culpou os fãs do Zazk Snyder pelo fracasso de Shazam 2, alguns ainda dizem que Zack Snyder é responsável pelo desgaste da marca DC, o que não é verdade, antes de mais nada quem desgastou o próprio produto foi a Warner tentando fazendo os seus filmes mais parecidos com a Marvel nos cinemas. Segundo que estes personagens não podem ser desgastados, basta olhar quantos filmes ruins a Fox fez com Wolverine para somente em Logan dar a volta por cima, ou seja o personagem já não estava desgastado neste caso depois de filmes ruins? Claro, e Logan foi um sucesso porque bons filmes atraem pessoas….
A ideia de chamar “fãs” de qualquer seguimento de loucos para fins de irrita-los é gerar cliques é uma estratégia de marketing, mas não deve ser usada, sabemos que isso pode não ter um bom resultado pois o que diferencia o fã de uma pessoa que curte simplesmente algo?
Como site de cultura pop, entendemos que o fã tem que ser realmente muito engajado na sua causa pois somos um site de também fãs, quando eu taxo os fãs da Marvel de alguma conotação assim por exemplo, eu estaria dizendo “eu não sou fã, eu sou profissional e vocês são doidos…” Neste sentido o fã da DC de filmes como Man of Steel é engajado, mas não maluco, mas quem persegue o fã, quem o reduz, se colocando acima deles, se colocando como intelectual talvez esteja na profissão errada, que é a de jornalista de cultura pop, conceitualmente.
Este intelectual, que se coloca acima do bem e do mal por ser um ser superior, que critica inclusive trabalhos sociais do diretor que visam combater o suicídio e se cala diante das denúncias atribuídas ao diretor Joss Whedon (atitudes que fazem muitos artistas desistirem de atuar). Na verdade, estas pessoas que fomentam o ódio que deveriam seguir em frente e assumir o pedaço do nerd conservador passador de pano para crimes que habitam dentro de si. Joss Whedon não sofreu nem um pouco do hate que Snyder ainda sofre e isso tem explicação e sabemos qual é….
Os fãs de Zack Snyder já seguiram em frente, e apenas comentam o que o diretor posta no seu perfil, Zack Snyder está lá para seus fãs, apenas existindo, mas um diretor engajado em causas sociais, que colocou um personagem negro como um dos seus principais da sua Liga da Justiça lhe dando sentimentos, contexto e fala, que colocou mulheres guerreiras dizendo “Nós não temos medo” e que é amado por todos na indústria deve incomodar muito mais do que assédio moral, racismo e misoginia.