É verdade que a Bienal é um evento que ressalta não só a importância dos livros como também manifesta a diversidade que nós – seres humanos – possuímos para contar histórias, seja na música, nos quadrinhos, no teatro ou qualquer outra linguagem.
Como contar histórias é viver, muitos estandes entraram no tema da Bienal e trouxeram excelentes atrações para o público conferir, experimentar e eternizar o momento em suas redes sociais. Por isso, aqui listamos algumas opções para você fazer uma pausa e tirar foto.
1. Trono de Livro
No estande da Faro Editorial há dois tronos: um de livro e um da morte. A ideia é mostrar como a literatura forma o caráter das pessoas. Geralmente há uma fila, mas não é nada monstruosa. No primeiro final de semana de Bienal, dava para aguardar alguns minutinhos e registrar o momento.
2. Trono da Morte
O outro trono presente na Faro Editorial te convida a se tornar o Senhor da Morte. A criatividade rola solta na hora de escolher a pose. É uma das atrações mais criativas dentre as que foram encontradas no estande.
3. Trono de Ferro
Mais um trono! Mas desta vez é para governar os Sete Reinos. Quem já acompanhou outras edições da Bienal, desde que a série Game of Thrones se popularizou, com certeza encontrou o Trono de Ferro disponível para fotos. Dessa vez não é diferente, porém a atração migrou da LeYa para o estande da Companhia das Letras, como também aconteceu com os livros. Neste ano há um dragão sobre o trono para abrilhantar a sua foto.
4. Livros por toda parte!
Assim que o público entra no Pavilhão Azul, ele se depara com o estande da Intrínseca, que está cheio de atrações para tirar foto. Uma delas é a infestação de livros que convida o leitor a brincar no meio deles, afinal ler também é divertido.
5. Parede Stranger Things
Ainda na Intrínseca há uma parede externa toda dedicada aos “Bagulhos Sinistros” da Netflix, simulando a cena emblemática com luzes pisca-pisca junto de um alfabeto. As pessoas podem bancar a Winona Ryder desesperada em busca de respostas de seu filho Will.
Dentro do estande, há uma prateleira em destaque com o livro Stranger Things – Raízes do Mal.
6. Trono de Vidro
A personagem principal desta série literária está esculpida em tamanho real (ou quase) no estande do Grupo Editorial Record, que fica ao lado da Intrínseca. Ali, o público pode participar do livro sozinho ou com a família, ao tirar fotos com a protagonista.
7. Mortina
A Companhia das Letras oferece – além do Trono de Ferro – outra atração para prender os cliques do público. Na área exterior do estande há um cenário dedicado à Mortina, uma HQ protagonizada por uma garotinha um tanto peculiar. A composição remete a ícones de halloween.
8. Sabrina Spellman
Quem já assistiu a série O Mundo Sombrio de Sabrina na Netflix e amou, não pode deixar de conferir o destaque dedicado a ela. No estande da Novo Século, que este ano fez parceria com a LeYa, há uma instalação que convida o público a entrar literalmente na história e conhecer a HQ baseada na série.
9. O Senhor dos Anéis
Ao caminhar pelas ruas azuis do pavilhão, as pessoas vão se deparar com o Gandalf, o mago de “O Senhor dos Anéis”. A estátua em tamanho real é uma atração da HarperCollins e acompanha dois Nazgul. Não é possível entrar no meio deles, porém o flash é livre! Logo em frente aos personagens há um DNA de livro que também vale uma foto.
10. O Hobbit
Aproveitando o clima de “O Senhor dos Anéis”, os amantes da série encontrarão logo na entrada do Pavilhão Verde um livro gigante de “O Hobbit”. Ele está ao lado do estande da Amazon. É possível fazer um pit stop ali e captar esta atração com seu celular.
11. Kindle Gigante
Já que vai estar passeando por ali, dê um pulinho no estande da Amazon e confira o Kindle Gigante que ela preparou para o público. As pessoas poderão entrar nele e registrar fotos como se estivesse submerso em água. A atração é um convite para conhecer as promoções envolvendo o dispositivo durante a Bienal.
12. Floresta
A iniciativa “Pela Estrada Afora” é uma instalação da própria Bienal que fica no Pavilhão Laranja. Nela os pequenos – e os adultos também – podem se aventurar em uma floresta e se encantar com a histórias que ela esconde. A atração é baseada no conto da Chapeuzinho Vermelho.