Este ano foi um ano de ótimos lançamentos e relançamentos. É muito difícil escolher os melhores livros em meio à variedade de histórias maravilhosas, isso sem falar seus excelentes trabalhos gráficos. Pensando em exaltar as leituras que criticam, refletem, emocionam, divertem e ainda se superam na parte editorial, eis aqui o ranking do ano.
15. The Witcher
No dia 20 de dezembro foram lançadas as novas capas da série de Andrzej Sapkowski, The Witcher, lançado pela editora Martins Fontes. Os fãs foram à loucura, e com toda razão…
14. O Senhor dos Anéis
A Harper Collins Brasil é a nova detentora dos direitos das obras de Tolkien e, de cara, a própria presenteou seus fãs com uma majestosa edição cheia de capricho da trilogia. Com uma capa dura e detalhes cintilantes, a coleção está realmente impressionante e merece seu lugar como uma das melhores adaptações de 2019.
13. A História da Bruxaria
A editora Aleph lançou esse ano livros maravilhosos escritos por autores renomados e outros nem tão conhecidos pelo grande público, mas ambos inquestionáveis quanto ao poder de suas obras.
A História da Bruxaria leva o selo Goya, de não ficção. Quem se interessa pelo tema tem que tê-lo na estante obrigatoriamente. Escrito por Jeffrey B.Russel – historiador da Universidade da Califórnia, mestre quando o assunto é religião – em parceria com Brooks Alexander, jornalista.
12. Stranger Things: Raízes do Mal
Um livro tão prestigiado quanto a série. Stranger Things: Raízes do Mal foi um dos maiores sucessos da Intrínseca neste ano, a prova veio logo na 19ª edição da Bienal do Livro Rio, onde o mesmo não saiu do Top 3 de mais vendidos durante os 10 dias de evento.
11. Intrusos
Tomine é um dos autores mais importantes no cenário das HQ’s independentes. Suas obras undergrounds possuem diversidade de estilo e muita identidade. Intrusos ganha um lugar especial e possui 6 contos, cada qual com um traço diferente, mas ambos interligados pela melancolia da comédia trágica. Uma obra de arte!
10. Mundo em Caos
Mundo em Caos foi escrito por Patrick Ness e publicado pela editora Intrínseca. O livro fala sobre a voz dominante masculina. A maneira agressiva e autoritária da narrativa age como crítica ao mundo machista. Como livros que levam à reflexão são sempre bem vindos, esse não poderia faltar na lista.
9. Metrópolis
O livro de Thea Von Harbou enfim chega ao Brasil pela editora Aleph. O clássico da ficção científica é um dos livros mais importantes do universo distópico. Ele foi um marco na literatura do século XX e é um dos mais aguardados de 2019 aqui.
8. Mulheres, Mitos e Deusas
Escrito pela mexicana Martha Robles, o livro traz a força feminina atemporal de ícones históricos e fictícios através de uma linha cronológica. Fala sobre o poder da mulher independente do seu século. Mais uma vez a Aleph utiliza de seu selo Goya de forma fantástica.
7. Coleção Jovens Pensadores
Dentre os inúmeros sucessos da editora Intrínseca neste ano, os livros Ada Batista, Cientista; Paulo Roberto, Arquiteto; Sofia Pimenta, Presidenta e Rita Bandeira, Engenheira. ganham destaque.
As obras infantis são o sonho de qualquer mãe e pai quando o assunto é foco no autoconhecimento do pequeno.
6. Step Sister
Step Sister foi escrito por Jennifer Donnelly e publicado pela Universo dos Livros em outubro desse ano. Apesar de ser um romance de época, a narrativa carrega conflitos ainda muito presentes. O livro fala sobre a ditadura da beleza nas mulheres antes das grandes mídias, mas não de uma maneira romantizada, e sim com o intuito de contemplar a força feminina que dá a volta por cima.
5. Palmares de Zumbi
Palmares de Zumbi é de extrema sensibilidade e simplicidade. Em apenas 171 páginas, Leonardo Chalub conta, através da publicação na editora NEMO, a vida do herói capoeirista muito importante para a história do Brasil, principalmente dentro dos movimentos negros.
4. Duplo eu
Duplo eu, lançado em julho pela editora NEMO, é uma autobiografia de Navie e ilustrada por Audrey Lainé. A responsabilidade e coragem da autora é admirável, pois expor seus problemas mais íntimos da lutra contra a obesidade e sua dificuldade de aceitação para o grande público não é para qualquer um. Apesar de um tema pesado, o livro é escrito com muito bom humor e possui ilustrações maravilhosas.
3. Labirinto do Fauno
O Labirinto do Fauno, adaptação da obra cinematográfica de Del Toro, é uma verdadeira poesia material. Que edição! Ela conta com contos extras que expandem o universo já criado. O trabalho editorial vai além da capa maravilhosa e do corte de folha verde, o livro possui diversas ilustrações maravilhosas!
2. Silvestre
Seria impossível essa obra de arte não entrar no top 3. Escrito por Wagner Willian, quadrinista brasileiro, Silvestre é um livro reflexivo e imersivo. Sua estética é impecável, com ilustrações realistas surpreendentes! Trabalho editorial fantástico não é nenhuma novidade quando se trata da DarkSide Books.
1. Minha coisa favorita é monstro
Indiscutível Minha coisa favorita é monstro estar em primeiro lugar. Emil Ferris deveria ser a autora do ano! Vencedora do Eisner em três categorias no primeiro livro escrito, é digna de um belíssimo top 1 do nosso ranking.
Emil adoeceu, perdeu os movimentos das mãos e teve de reaprender a desenhar, perdendo seu emprego de escultora aos 40 anos. Mãe, batalhou e conseguiu recuperar seus movimentos, desenvolvendo esse livrão todo desenhado em caneta esferográfica.
O trabalho da editora Companhia das Letras, com o selo Quadrinhos na Cia, foi incrível! A equipe de letreramento fez um trabalho excepcional, vale a pena ter um exemplar em mãos!