Os cenários sobrenaturais sempre fizeram parte do imaginário humano. A combinação do real com fatos históricos fictícios estão entre nós há milhares de anos, passando de pais para filhos com algum intuito, seja ele a transformação de um homem em figura heroica, defender o surgimento de elementos sem interferências científicas ou mesmo aplicar lições de comportamento social.
As lendas não são necessariamente mentiras, mas como normalmente foram passadas de forma verbal, facilmente podem ser manipuladas. Como diz o velho ditado: ”Quem conta um conto, aumenta um ponto”. Verdade ou mito, é sempre muito divertido ter acesso a novas histórias e, quanto mais fantasiosa e misteriosa, mais excitante. Portanto, aqui estão 5 livros inspirados nas melhores lendas.
1. Coelhoberto Pascoal e os ovos guerreiros no centro da Terra
O autor William Joyce adora lendas, por isso produziu uma série de livros que conta um pouco sobre cada um dos Guardiões da Infância, trazidos para o Brasil pela editora Rocco.
Essa obra, especificamente, conta sobre o bom e velho coelhinho da páscoa, mas não esse de olhos vermelhos e pelo branquinho… aqui, ele é um protetor das crianças, batalhando contra o Rei dos Pesadelos junto ao seu exército de ovos guerreiros. Mas claro, ele ainda fabrica os deliciosos ovos de chocolate.
2. A Ilha do Guardião da Tempestade
Catherine Doyle fez essa linda homenagem ao seu avô e ao lugar onde o mesmo residia, Arranmore, Irlanda. A autora juntou sua parte nostálgica familiar com mitos irlandeses e assim foi dado o sucesso de seu primeiro livro, publicado pela editora Rocco aqui no Brasil.
A história fala sobre Fionn, neto do grande Guardião da Tempestade, responsável e detentor de todas as memórias da ilha, mas isso ele ainda não sabe. Logo após descobrir a função do avô, o menino é pego de surpresa, ele também consegue manipular a magia de Arranmore… até melhor que o próprio Guardião. A partir disso, a paz local dependerá de seu dom inesperado.
3. Beowulf
J. R. R. Tolkien foi o tradutor do épico poema anglo-saxão escrito originalmente entre 700 e 750 D.C. Nada melhor que o lendário contador de histórias pra completar e trazer uma edição tão detalhada ao público…e com Sellic Spell, um conto extra. Essa edição ainda não foi reeditada pela Harper Collins Brasil, detentora dos direitos do autor, existindo apenas a edição da Martins Fontes por enquanto.
Esse marco da literatura medieval aborda alguns acontecimentos e personalidades da antiga Escandinava no século VI, tendo Beowulf como personagem principal. O único manuscrito existente do poema original é datado no século XI.
O livro conta a trajetória do herói de força sobrehumana, da tribo dos gautas, até a Escandinava para livrar o reino de Hrothgar dos ataques do monstro Grendel. Beowulf mata não só Grendel, como sua mãe também. Cinquenta anos depois, agora rei, Beowulf enfrenta e mata uma nova ameaça ao seu reino, o grande dragão, responsável por seus ferimentos e, em seguida, sua morte.
4. Mitologia Nórdica
Neil Gaiman, através da editora Intrínseca, lança um compilado de histórias nascidas entre a Noruega e Dinamarca. Sua habilidade surpreendente em tornar acessível, de modo a trazer simplicidade às divertidas lendas, fizeram o sucesso do livro que não tem limite de idade.
Trata-se de 15 contos sobre a saga dos deuses escandinavos, com presença confirmada de Thor, Odin e Loki, as divindades mais conturbadas de Asgard.
Confira nossa resenha de Mitologia Nórdica clicando aqui.
5. João e Maria
Novamente o prestigiado Gaiman, agora ao lado do impecável Lorenzo Mattotti, que trabalha na ilustração da obra. Ambos criam uma versão ainda mais medonha da história João e Maria. O contexto poético desse conto de fadas emprega um tom de realidade e, com os traços do artista, brincando com luz e sombra, deixa essa aventura mais tensa que a normalmente repassada nos livros.
Originalmente captada pelos Irmãos Grimm, a história tem suas raízes no medievo, pois devido à escassez de comida, o homicídio infantil era comum na época.