O cantor indicado 16 vezes ao Grammy, Snoop Dogg foi alvo de fortes críticas após fazer um comentário sobre a representatividade no filme Lightyear. O momento aconteceu em um podcast, onde o rapper norte-americano, de 53 anos, havia criticado o longa da Pixar por conta da presença de um casal lésbico, alegando não saber como explicar a situação para seus netos.
“Fui pego de surpresa e não tive resposta para meus netos. Todos os meus amigos gays sabem o que está acontecendo, eles estão me ligando com carinho. A culpa é minha por não saber as respostas para uma criança de 6 anos. Me ensine a aprender. Eu não sou perfeito”, destacou Snoop Dogg em um clipe do Hollywood Unlocked de TS Madison o criticando.

A roteirista do filme, Lauren Gunderson, defendeu sua ideia de incluir a esposa e o filho de Alisha no filme. “Então, eu criei as lésbicas de Lightyear. Em 2018, eu era roteirista na Pixar – um lugar tão legal, grato por trabalhar lá, aprendi muito com criativos gentis e impressionantes. Enquanto escrevíamos as primeiras versões do que se tornaria Lightyear, uma personagem-chave precisava de uma parceira, e foi tão natural escrever ‘ela’ em vez de ‘ele’. Por menor que seja esse detalhe no filme, eu sabia o efeito representativo que poderia ter. Uma fala pequena, um grande negócio. Fiquei feliz por eles terem mantido isso”, declarou.
A reação negativa ao seu comentário sobre a representação de Lightyear, incluindo uma resposta da comunidade e de um dos roteiristas do filme, levou Snoop Dogg a expressar seu apoio à comunidade LGBTQ+.
Um spin-off de Toy Story com a voz de Chris Evans como o explorador espacial titular, Lightyear apresenta um beijo entre pessoas do mesmo sexo entre Alisha e sua esposa Kiko, o que resultou na proibição do filme nos cinemas da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Egito, Kuwait, Omã e Catar.
Quem é Snoop Dogg?
Snoop Dogg, nome artístico de Calvin Cordozar Broadus Jr., é um dos rappers mais icônicos e influentes da história do hip-hop. Ganhou projeção mundial nos anos 1990 ao ser apadrinhado por Dr. Dre, estreando no álbum The Chronic (1992). Logo depois, lançou seu disco de estreia, Doggystyle (1993), que se tornou um clássico do rap e consolidou sua identidade marcada pelo flow característico, letras sobre a cultura de rua e forte presença na cena do gangsta rap da Costa Oeste.
